Orbán obrigado a tirar consequências políticas após choque frontal com líderes da UE

Numa sessão extraordinária do Conselho Europeu, em que ninguém poupou nas palavras, o primeiro-ministro da Hungria viu-se acossado e isolado. Nem os aliados indefectíveis defenderam a polémica lei que discrimina a população LGBTQI.

Foto
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán JOHN THYS/POOL/EPA

Sempre que o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, pisa o risco com os seus parceiros da União Europeia, aparece em Bruxelas armado com fundamentações jurídicas e justificações administrativas para desmontar as críticas políticas que sabe terá de enfrentar. Tentou fazê-lo, no Conselho Europeu que terminou esta sexta-feira, em relação à polémica lei que proíbe a “representação e promoção de uma identidade de género diferente do sexo à nascença, da mudança de sexo e da homossexualidade” a menores de 18 anos. Não conseguiu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 36 comentários