Porto entra na lista de concelhos em alerta

Se tiver duas avaliações da incidência acima dos 120 casos por 100 mil habitantes, também aqui poderá haver uma travagem no desconfinamento.

Foto
Reuters/PEDRO NUNES

O Porto entra na lista de concelhos em situação de alerta, anunciou esta quinta-feira a ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva. As atenções recaem agora também sobre a segunda maior cidade do país. Se tiver duas avaliações da incidência acima dos 120 casos por 100 mil habitantes, também aqui poderá haver uma travagem no desconfinamento.

Esta quinta-feira a rádio TSF e o jornal Inevitável noticiavam que o Porto deveria entrar em estado de alerta depois de ter ultrapassado os 120 novos casos por 100 mil habitantes. A taxa de incidência acumulada a 14 dias é um dos indicadores usados na matriz de risco – a par do índice de transmissibilidade – a que o Governo recorre para travar ou recuar nas medidas de desconfinamento a aplicar nos vários concelhos do país.

Caso o Porto venha a ter duas avaliações acima dos 120 novos casos por 100 mil habitantes, poderá ver implementada a obrigatoriedade do teletrabalho sem que as funções o permitam, restaurantes, cafés e pastelarias abertas ate às 22h30, com o mesmo horário a ser aplicado aos espectáculos culturais. O comércio a retalho só poderá funcionar até às 21 horas.

No relatório da Direcção-Geral da Saúde de 18 de Junho, o último com dados relativos aos concelhos, o Porto registava uma taxa de incidência a 14 dias de 94 novos casos por 100 mil habitantes. Aliás, era o único da Área Metropolitana do Porto com valores tão elevados.

Apesar da subida crescente de novos casos de covid-19 no país, a região Norte está longe da pressão que se regista actualmente em Lisboa e Vale do Tejo e da que viveu no início do ano, quando Portugal enfrentou a terceira vaga da pandemia. Mas, ainda assim, as atenções redobram perante esta entrada na lista de concelhos em alerta.

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa), relativo à situação das variantes em Portugal (divulgado no último domingo), no Norte o peso da variante Delta (anteriormente indiana) era inferior a 15% e a variante Alfa, associada ao Reino Unido, teria uma uma prevalência de 80%. No entanto, na segunda-feira o responsável do Insa pela sequenciação das variantes João Paulo Gomes, adiantou na RTP que a prevalência da Delta no Norte era já de 20%.

Sugerir correcção
Comentar