Queres investir na tua formação? A Fundação José Neves paga-te as propinas

Sob um Acordo de Partilha de Rendimentos, a Fundação José Neves vai pagar, na totalidade, as propinas do conjunto de cursos e instituições parceiras do programa de bolsas ISA FJN. Candidaturas estão abertas.

Foto
Miguel Manso

Qualquer cidadão português pode candidatar-se ao programa de bolsas ISA da Fundação José Neves (FJN), cujo objectivo é dar a oportunidade de frequentar cursos e formações “que permitam adquirir competências para o futuro”. Idade, formação e condições financeiras não são relevantes para a obtenção da bolsa, basta ter residência fiscal, cartão de cidadão português e estar inscrito num curso ou formação abrangida.

Através de um Acordo de Partilha de Rendimentos (ISA, na sigla inglesa equivalente), a fundação compromete-se a pagar a totalidade das propinas à instituição de ensino frequentada. É calculado um plano de reembolsos, “através da definição de uma percentagem do futuro salário que é esperado que o estudante venha a ganhar”, lê-se no regulamento das bolsas. Este só terá lugar “quando o beneficiário concluir a formação apoiada pela FJN e tiver um emprego”. 

“Para proteger os beneficiários, a Fundação José Neves prevê a existência de cláusula de protecção: o limiar remuneratório mínimo. Trata-se de um limite mínimo de rendimentos que o beneficiário tem de auferir para poder fazer o reembolso do ISA FJN. Abaixo deste limite, o beneficiário está dispensado de fazer os pagamentos mensais de reembolso do ISA FJN.”

Para concorrer, terás de submeter a tua candidatura na página oficial da fundação. Para já, as bolsas reembolsáveis têm 173 cursos elegíveis e 31 instituições parceiras, entre universidades, institutos politécnicos e diversas escolas de formação prática e intensiva, cuja lista pode ser consultada no site. Entre estas, destacam-se a Porto Business School, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Academia de Código como sendo as parceiras que mais geraram candidaturas até ao momento, afirmam em comunicado.

Não há datas limite para a candidatura à bolsa, que pode ser feita a qualquer altura. “Até ao momento, a Fundação José Neves já investiu mais de 600 mil euros no pagamento de propinas a portugueses que se candidataram ao programa de bolsas reembolsáveis”, lê-se em comunicado. A fundação criada pelo empresário da Farfetch compromete-se a disponibilizar 5 milhões de euros até ao final de 2022, “estimando que o programa permita apoiar perto de 1500 pessoas no acesso à educação durante este período”.

Texto editado por Ana Maria Henriques

Actualização: foram actualizados os valores do investimento e o número de cursos elegíveis e parceiros.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários