Covid-19: Espaços culturais encerram às 22h30 nos concelhos de risco elevado e muito elevado

De acordo com decisão do Conselho de Ministros, os concelhos de Albufeira, Lisboa e Sesimbra estão sob risco muito elevado, pelo que os equipamentos culturais terão de encerrar às 22h30 e “os eventos em exterior terão diminuição de lotação a definir”, pela Direcção-Geral da Saúde.

Foto
Equipamentos culturais terão de encerrar às 22h30 até 11 de Julho DANIEL ROCHA

Os equipamentos culturais terão de encerrar às 22h30, nos 25 concelhos que estão sob risco elevado e também em Albufeira, Lisboa e Sesimbra, que estão sob risco muito elevado de incidência de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Governo.

De acordo com decisão do Conselho de Ministros, os concelhos de Albufeira, Lisboa e Sesimbra estão sob risco muito elevado, pelo que os equipamentos culturais terão de encerrar às 22h30 e “os eventos em exterior terão diminuição de lotação a definir”, pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O encerramento dos espaços culturais às 22h30 vigorará também nos 25 concelhos sob risco elevado: Alcochete, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Barreiro, Braga, Cascais, Grândola, Lagos, Loulé, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odemira, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

Em todos estes 28 concelhos não foi feita diferenciação de horários durante a semana e fins-de-semana.

O nível de risco muito elevado de transmissibilidade da covid-19 identifica os concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 240 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

O nível de risco elevado aplica-se aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Nos restantes concelhos do país, os espectáculos culturais podem acontecer até às 00h00 e as salas de espectáculo podem ter lotação a 50%. Fora das salas de espectáculo, os eventos devem ter lugares marcados e com regras definidas pela DGS.

A resolução do Conselho de Ministros prolonga a situação de calamidade em todo o território nacional continental até às 23h59 do dia 11 de Julho.

Sugerir correcção
Comentar