Um a um, os 50 mil azulejos da Cupertino de Miranda vão ser restaurados

O início da intervenção nos dez painéis do edifício está previsto para o mês de Julho e estima-se que os trabalhos estejam concluídos nos primeiros três meses de 2022. Empreitada terá o custo de 300 mil euros.

Fundação Cupertino de Miranda
Fotogaleria
Fundação Cupertino de Miranda
Alçado nascente
Fotogaleria
Alçado nascente
Alçado poente
Fotogaleria
Alçado poente
Alçado norte
Fotogaleria
Alçado norte
Lambrim sul
Fotogaleria
Lambrim sul

Há quase 50 anos que a sede da Fundação Cupertino de Miranda habita o centro de Famalicão. Instalou-se na Praça D. Maria II em 1972, a 8 de Dezembro, e desde então que se afirma como um dos edifícios emblemáticos da cidade. Para isso também contribuem os azulejos que a agasalham desde o início, da autoria de João Charters de Almeida. Como meio século é algum tempo (e porque o tempo vai deixando as suas “mazelas”), o conjunto de painéis da autoria do escultor lisboeta “não está nas melhores condições”, reconhece Pedro Álvares Ribeiro, presidente da fundação. Mas não por muito tempo: a Câmara Municipal de Famalicão anunciou que o arranque do restauro dos dez painéis — quatro deles na torre que mira a praça do alto dos seus dez pisos — está previsto para Julho. A empreitada representa um investimento global de 300 mil euros (metade do valor é assegurado pela autarquia).

O presidente da Fundação Cupertino de Miranda garante que a obra estará “na fase inicial do primeiro trimestre de 2022”, já que se estima que os trabalhos demorarão sete meses. Ainda assim, salienta Pedro Álvares Ribeiro ao PÚBLICO, a intervenção demorará o tempo “que for preciso” para que seja garantido um restauro com “a máxima qualidade possível”. E tal só se consegue com “parceiros de grande qualidade”, como a Signinum, “especialista na matéria e que já tinha feito outras recuperações”, como a dos azulejos do Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego. Para além disso, e dada “a complexidade” da obra, a fundação contará com o “apoio científico e técnico” de académicos da Universidade de Aveiro e do Instituto Politécnico de Tomar.

O restauro dos painéis vai ser “exaustivo”: são “mais de 50 mil azulejos” distribuídos por “cerca de 7 mil metros quadrados de pavimento”. “É uma obra de grande magnitude”, aponta o presidente da fundação, que também descreve o processo como “complexo” já que cada um dos azulejos será trabalhado minuciosamente, “um a um”, porque o objectivo é “manter o que lá está, o original”. Para além dos quatro painéis cerâmicos que escalam os 34 metros de altura da torre, há ainda seis ao nível do rés-do-chão. O edifício também alberga o Centro Português do Surrealismo, inaugurado em 2018.

Também o autor dos painéis foi consultado e informado acerca do restauro — e a reacção foi positiva: “O Charters de Almeida tem um carinho muito especial pela obra. É um dos maiores conjuntos de painéis de azulejo na Europa. Estivemos com ele recentemente e pedimos a sua opinião, porque valoriza muito este cuidado em restaurar. E é uma das suas obras fundamentais.”

Mas por que só agora? “Efectivamente já há bastantes anos que queríamos o restauro. Há cerca de cinco anos começamos a ponderá-lo, mas é algo complexo. Falámos com muitos especialistas sobre a melhor forma de restaurar azulejos e, depois de um longo período de reflexão, concluímos que seria o melhor momento”, explica o presidente da fundação. Citado em comunicado, o presidente do município, Paulo Cunha, também considerou este o momento mais “oportuno” para a intervenção, já que toda a zona envolvente “está a ser intervencionada”, numa requalificação do espaço público de Famalicão.

O restauro dos painéis, diz Pedro Álvares Ribeiro, “tem grande significado para a fundação e para Famalicão”, mas também para os famalicenses. Tanto que está a ser preparada “uma campanha que visa envolvê-los” e que permita que a comunidade possa acompanhar o processo de restauro e recuperação dos azulejos. “Sentimos que durante este ano as pessoas estavam tristes com a situação. O património tem que ver com a nossa memória e saber protegê-lo é uma preocupação. A melhor forma de o fazer é envolvendo toda a gente”, conclui.

Sugerir correcção
Comentar