Bill Frisell nas Aldeias de Xisto e Gabriel Ferrandini na planície de Beja

O americano Bill Frisell tocará na aldeia de Janeiro de Cima e Rodrigo Amado na de Martim Branco, no festival XJazz das Beiras, enquanto em Beja, no festival MUPA, haverá Gabriel Ferrandini ou os Pop Dell’ Arte.

Foto
Bill Frisell em Roma, 2019 Luciano Viti/getty images

A generalidade dos grandes festivais de música de Verão já comunicaram que este ano não se realizarão, mas isso não significa um abrandar de acontecimentos com música pelo país. Esta quarta-feira, por exemplo, ficou a saber-se que o XJazz – Encontros do Jazz nas Aldeias de Xisto, contará no seu cartaz com a guitarra do nova-iorquino Bill Frisell, que tocará na aldeia de Janeiro de Cima, a 17 de Julho — um dia antes, a 16, estará no auditório de Espinho. O músico apresentar-se-á em trio, com Thomas Morgan, contrabaixo, e Rudy Royston, bateria.

A carreira de Bill Frisell, como guitarrista e compositor, tem uma sólida base, patente numa discografia que é das mais ricas do jazz contemporâneo e que se estende ao longo de mais de quatro décadas. No próximo mês, na praia fluvial da aldeia de Janeiro de Cima, dará a conhecer o seu projecto mais recente, Valentine, editado pela histórica editora Blue Note. Com dez anos de vida, o XJazz, tenta cruzar a cultura dos lugares, o contexto social e as artes sonoras. E este ano não será excepção. O evento começa a 3 de Julho, em Martim Branco (Castelo Branco) com Rodrigo Amado Refraction Solo, seguindo-se Bill Frisell, a 17, enquanto Kimi Djabaté estará na aldeia de Cerdeira, na Lousã, a 23 de Julho, para no dia seguinte, a 24, no mesmo local, se apresentar Cristina Branco na companhia de João Paulo Esteves da Silva.

Na Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital), a 31 de Julho, será a vez de entrar em acção Joana Guerra, com Maria do Mar e Carlos Godinho, para tudo terminar a 13 de Agosto, em Sobral de São Miguel (Covilhã), com Carmen Souza e Théo Pascal. Ao longo dos dez anos passaram pelo XJazz nomes como Evan Parker, Hamid Drake ou William Parker.

A Sul, mais exactamente em Beja, ficou a saber-se também esta quarta-feira, decorrerá a 2.º edição do MUPA (Música na Planície), cruzando gerações, costumes e géneros musicais, numa aliança entre música ao vivo e a memória colectiva do centro histórico da cidade, com o cine-teatro Pax Júlia e o jardim público a receberem vários nomes a 16 e 17 de Julho. No dia 16, o Pax Júlia abre portas para a música de cariz ambiental de André Gonçalves e para o jazz livre de Gabriel Ferrandini, que acabou de lançar o álbum Hair Of The Dog, entrando nos domínios da composição contemporânea. Ainda nessa sexta-feira, o jardim público servirá de palco para Bleid, (Von) Calhau!, Maria Reis e para os veteranos Pop Dell’Arte, numa jornada onde o experimentalismo e o lado performativo de uns se cruzará com as desconstruções pop de outros.

A 17 de Julho, o Pax Júlia receberá Tó Trips, membro dos Dead Combo, que a solo bebe nos blues, jazz ou na música popular portuguesa. Já no jardim público haverá a presença de Landim, rapper da linha de Sintra que representa as várias realidades da rua e da experiência humana, e os Mazarin, quarteto de jazz originário de Beja, e os Pista, um trio que se especializou em fundir o indie-rock com o afrobeat. Para uma dose conjunta de funaná tradicional e espírito furioso do punk, conta-se com Scúru Fitchádu, e para uma mistura de electrónica com hip-hop, com Xesy. Os concertos iniciais de Gabriel Ferrandini e de André Gonçalves serão gratuitos. Para os restantes haverá um passe para os dois dias de 13 euros e de 7 euros, no caso dos bilhetes diários.

Sugerir correcção
Comentar