Uma visita guiada ao sistema prisional secreto da China feita por quem lá passou

Relatório da Safeguard Defenders recolhe testemunhos de cidadãos – chineses e estrangeiros – que estiveram “desaparecidos” durante vários meses e que denunciam torturas físicas e psicológicas em edifícios clandestinos.

Foto
Reprodução de uma bandeira da República Popular da China, numa rua de Xangai ALY SONG

“Estava deitado na cama, com a minha namorada, quando, por volta das 10 da noite, fomos sobressaltados por alguém a bater incisivamente à porta”, conta Peter Dahlin, que residia em Pequim à data deste episódio, ocorrido em Janeiro de 2016. “Abri a porta em roupa interior e cumprimentei as autoridades e as câmaras ali reunidas, com uma falsa sensação de calma e de surpresa, acentuada pela esperança de que o comprimido de Xanax que tomei no caminho para os receber pudesse fazer efeito o mais rapidamente possível”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 45 comentários