Junho: Música, Sustentabilidade, Saúde e muito mais

A celebração de uma carreira de 20 anos, o relato de um profissional de saúde na luta contra a COVID-19, a análise a artistas emergentes em Portugal no universo da música. Isto e muito mais na agenda cultural FNAC de Junho.

Foto
Unsplash

De epidemiologistas a virologistas, a pandemia COVID-19 fez de uma série de médicos companhia frequente no comentário televisivo. Mas houve quem, no universo digital, se destacasse por conta própria: falamos de Gustavo Corona, médico intensivista que, através das redes sociais, se tornou numa espécie de voz pela consciencialização e luta contra a desinformação em torno do novo coronavírus, transmitindo relatos daquele que foi o período negro da COVID-19 no ecossistema do sistema de saúde português. No fórum FNAC apresentou a 11 de Junho o seu livro “Diário de um Médico no Combate à Pandemia”.

Esta é uma das conversas a que poderá assistir no YouTube da FNAC. Mas há mais. No universo da música, Ana Laíns celebra os seus 20 anos de carreira com uma “carta de amor”. No mundo dos livros, a influenciadora digital Inês Teixeira fala-nos de amor próprio. E há ainda as obras do célebre escultor e pintor Alberto Giacometti a serem discutidas por Bernardo Pinto de Almeida, Sabine Longin e Serena Bucalo-Mussely.

O que lhe escapou

FNAC Talks: Gustavo Carona - YouTube

O médico Gustavo Corona tem sido uma das vozes mais ouvidas ao longo da pandemia. Fez inúmeros apelos à consciencialização, lutando contra a desinformação e fazendo relatos das circunstâncias enfrentadas pelos hospitais e respectivos profissionais na linha da frente, na luta contra a COVID-19. A experiência culminou com o livro “Diário de um Médico no Combate à Pandemia”, da Editorial Caminho, apresentado por Gustavo Corona no fórum FNAC, na companhia do jornalista Tito Couto. Assista à conversa.

FNAC Sessions: Ana Laíns

Para marcar os 20 anos de carreira, a fadista Ana Laíns lança o novo trabalho “Ana Laíns e Convidados — 20 anos”, aquele que prefere descrever, antes, como uma “carta de amor”. Um disco que celebra a língua portuguesa, que inclui ainda um tributo ao mirandês e que integra na lista de participações especiais nomes como Luís Represas, Ivan Lins, Mafalda Arnauth, Fernando Pereira, Silvestre Fonseca, Fernando A. Pereira e ainda o Grupo Cantares de Évora. Assista ao lançamento do trabalho.​

FNAC Talks: Com Eduardo Rêgo

No Dia dos Oceanos, 8 de Junho, Eduardo Rêgo, voz portuguesa dos relatos da vida selvagem, juntou-se a Flávia Silva, gestora de projectos da Fundação Azul para, no Fórum FNAC, abordarem questões tão cruciais como a sustentabilidade, a consciencialização e as acções que poderão ser o caminho para reverter a catástrofe climática no oceano.​

FNAC Talks: Hey, tu consegues!

Com apenas 17 anos, Inês Teixeira é já um verdadeiro fenómeno nas redes sociais. Natural do Porto, apresenta nesta FNAC Talks o seu livro “Hey, tu Consegues!”, onde partilha as histórias da sua infância e juventude, o seu caminho para o sucesso e muitas dicas e conselhos práticos que prometem elevar a auto-estima e autoconfiança dos seus leitores. Surge na companhia de Marta Miranda, directora editorial da Manuscrito, chancela do universo Presença, responsável por este lançamento.

FNAC Talks: Os contos mais épicos de Conan

A Saída de Emergência traz-nos o livro e a exposição de ilustrações “Os Contos Mais Épicos de Conan”, figura bárbara, épica e aventureira, criada há quase um século por Robert E. Howard. O novo lançamento foi pretexto para uma conversa entre o editor Luís Corte Real e os ilustradores Rita Alfaiate, Pedro Potier e Jorge Coelho.

FNAC Talks/Sessions: Dia Europeu da Música

Para celebrar o Dia Europeu da Música, a 21 de Junho, os jornalistas Henrique Amaro e Lia Pereira juntaram-se à FNAC para discutir a colectânea que nasceu da edição de 2021 do concurso Novos Talentos FNAC. Mas não estiveram sozinhos: a conversa deu lugar à música, mais concretamente, pela voz dos Acácia Maior, vencedores do concurso na categoria de Música.

Mas há mais a não perder!

O Verão está à porta e Junho ainda não acabou, são vários os motivos porque não deve perder os eventos da FNAC. Sugerimos-lhe um evento a que não deve mesmo faltar:

Fnac Talks: Exposição Alberto Giacometti/Peter Lindbergh

A 29 de Junho, Bernardo Pinto de Almeida junta-se a Sabine Longin e Serena Bucalo-Mussely, membros integrantes da Fundação Giacometti, para uma conversa em torno de “Capturar o Invisível”, a exposição que reúne, de um lado, fotografias inéditas das obras de Alberto Giacometti, realizadas por Peter Lindbergh, e, de outro, uma selecção de trabalhos do pintor e escultor do início do século XX, desde bronzes e desenhos, igualmente seleccionados por Lindbergh. Às 19 horas, através do Youtube da FNAC.​

Advertisement