Covid-19: agendamento da vacina para maiores de 37 anos já está disponível

Pessoas com mais de 37 anos podem fazer agendamento da vacina já esta segunda-feira.

Foto
Vacinação em Portugal avança para quem tem menos de 40 anos Rui Gaudencio

O auto-agendamento da toma da vacina contra a covid-19 já está dosponível (aqui) para pessoas a partir dos 37 anos na plataforma da Direcção-Geral da Saúde (DGS) especifica para estas marcações. No sábado, fonte da mesma equipa tinha garantido ao PÚBLICO que o agendamento da vacinação abriria esta segunda-feira para pessoas com 35 ou mais anos. 

É previsível que algumas pessoas com mais de 37 anos possam começar a ser vacinadas ainda esta semana, dependente da disponibilidade dos centros de vacinação.

Fonte da taskforce afirmou à Lusa ainda não ser possível adiantar já quando será aberto o auto-agendamento para pessoas a partir dos 35 anos, uma possibilidade que tinha sido anunciada no sábado pela task force.

Este processo de auto-agendamento permite que os cidadãos seleccionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de uma maior disponibilidade de vacinas em Portugal, o portal para marcações entrou em funcionamento em 23 de Abril, ficando agora aberto às pessoas a partir dos 37 anos, depois de ter sido disponibilizado para utentes com 65, 60, 55, 50, 45, 43 e, mais recentemente, de 40 anos.

De acordo com dados do ministério da Saúde, até final de domingo, foram administradas mais de 7,3 milhões de vacinas contra a covid-19, sendo cerca de 4,7 referentes a primeiras doses e 2,6 milhões de segundas doses.

Em Portugal, morreram 17.068 pessoas em 865.806 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

Sugerir correcção
Comentar