É melhor esperar sentado por novas regras orçamentais europeias, simétricas, que limitem a austeridade…

Será muito difícil alterar as regras orçamentais europeias enquanto a Alemanha não revisitar o legado de Schäuble na frente orçamental e a regra travão à dívida da Constituição alemã.

Lorenzo Bini Smaghi, antigo membro do Comité Executivo do BCE e actual presidente do Conselho de Administração da Société Générale, num artigo de opinião publicado no FT Alphaville a 14 de Junho de 2021, critica a posição assumida por Wolfgang Schäuble no seu artigo de opinião de 2 de Junho no Financial Times, aqui analisado na última semana. No seu artigo, Schäuble defendia um retorno rápido às regras orçamentais europeias, de forma a evitar um aumento das dívidas públicas que, em sua opinião, causaria uma dinâmica de desvalorização do euro (e de inflação, subentende-se) “imparável”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 16 comentários