Uma imobiliária com uma visão sem fronteiras

Há áreas onde se trabalha da mesma forma há décadas… até que alguém arrisca mudar as regras. A iad foi uma das empresas que arriscou. Com uma base tecnológica forte e uma visão sem fronteiras, desafiou o negócio imobiliário e os resultados estão à vista.

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D.R.

O mercado imobiliário é forte e a sua forma de trabalhar é, na essência, conhecida por todos. Representantes de imobiliárias que estão alocados a lojas e que por sua vez trabalham para um grande grupo - normalmente em regime de franchising. E foi isso que a iad se propôs a mudar. Fundada em França, a partir de uma garagem, em Maio de 2008, esta imobiliária parte de um conceito que funde três ideias: imobiliário, web e marketing de rede.

Uma rede de consultores além-fronteiras

Rompendo com o conceito de lojas físicas, a iad promove uma relação de proximidade entre o consultor e o cliente. O facto de todos os consultores trabalharem para a iad, e não para lojas específicas, abre igualmente mais oportunidades para quem compra e vende - estando um consultor iad em Portugal, em França ou noutro país, em contacto permanente para possíveis oportunidades. Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, refere a importância deste mesmo factor: “Todas as filiais são detidas pela iad International, não sendo um sistema de franchising, o que nos permite o acesso a uma base de dados única”.

Os consultores têm formação na Universidade iad, sendo a única imobiliária a dispor desta ferramenta. Assim, sendo independentes, podem contar igualmente com o apoio da sede, tendo à sua disposição todos os recursos para efectuar o seu trabalho e desenvolverem as suas competências. O que podem igualmente fazer é criar a sua própria rede de consultores - seja em Portugal ou uma rede internacional, nos países em que a iad está presente - desta forma aumentando a sua influência.

Um modelo tecnológico que funciona

Nos dias que correm, 98% das pesquisas de imóveis começam online. Nesse sentido, tal como afirma Alfredo Valente, “o grande core business da iad torna-se a geração de leads”. Essa geração de leads desenvolve-se em três grandes áreas: a dos clientes à procura de vender, a dos clientes à procura de comprar e a dos candidatos a consultores iad. A geração de leads para clientes compradores assenta sobretudo numa difusão massiva dos imóveis para mais de 200 portais imobiliários em todo o mundo,​ sendo essa uma das maiores apostas do grupo.

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Em Maio, a iad Portugal fez o melhor (resultado) de sempre, com um crescimento de 330% face a Maio de 2020 Alfredo Valente, CEO da iad Portugal

Este modelo permitiu um crescimento exponencial da iad em Portugal, que nos seis anos de existência viu o seu volume de negócios multiplicado em mais de 20 vezes face ao primeiro ano - estimando-se actualmente na ordem dos 10 milhões de euros. E isso reflectiu-se na reacção à pandemia actual. Alfredo Valente refere que o impacto sentido no primeiro confinamento foi inevitável pois “estava tudo fechado, até notários, e não conseguíamos fechar negócios”, mas que no confinamento deste ano “praticamente já não teve impacto”. “Em Maio, a iad Portugal fez o melhor (resultado) de sempre, com um crescimento de 330% face a Maio de 2020”, completou.

Mais expansão a caminho

A iad encontra-se já em França, Portugal, Espanha, Itália e, mais recentemente, na Alemanha (desde Fevereiro de 2021). No ano passado, adquiriu também a Neximo, uma rede imobiliária mexicana que virá a tornar-se a iad México. E a expansão vai continuar. Alfredo Valente revela que “o próximo grande passo são os Estados Unidos, onde provavelmente começaremos pela Flórida”, estando também “outros três países em forte observação, todos francófonos”.

E para atingir esta expansão, a iad conseguiu um novo accionista, a gigante Insight Partners - um fundo norte-americano que já investiu em empresas digitais com sucessos extraordinários como Twitter, Docusign, Vinted, N26 ou BlaBlaCar. Com o investimento de mais de 300 milhões de euros na iad, a Insight Partners junta-se, assim, a três outros grandes fundos de investimento mundiais que integram o capital do grupo: Naxicap Partners, IK Investment Partners e Rothschild Five Arrows. 

Esta parceria, diz Alfredo Valente, “vem contribuir para os três grandes eixos que vamos trabalhar no futuro breve: a notoriedade de marca, a constante melhoria da tecnologia disponível e a expansão internacional”.

Um modelo digital que veio para ficar e que está para continuar. A ambição do grupo é clara: tornar-se líder mundial da mediação imobiliária, tornando-se simultaneamente líder de mercado em todos os países onde está presente. E Portugal não é excepção.

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