Actividade económica regista “trajectória convergente” com níveis pré-pandemia

As taxas de crescimento verificadas em Abril e Maio são historicamente elevadas, devido em grande medida à comparação com os meses homólogos de 2020, fortemente afectados pela pandemia, refere o INE.

Foto
Paulo Pimenta

A actividade económica registou uma “trajectória convergente” com os níveis pré-pandemia em Abril e Maio, com taxas de crescimento historicamente elevadas, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, a informação quantitativa mais recente disponível para Abril e Maio revela taxas de crescimento historicamente elevadas, devido em grande medida a um efeito de base, visto que a comparação incide sobre meses fortemente afectados pela pandemia (Abril e Maio de 2020), em que se registaram os níveis mais reduzidos e os maiores decréscimos homólogos de todo o período pandémico.

No entanto, acrescenta, em geral, os indicadores de curto prazo ainda não atingiram em Abril os níveis do período homólogo de 2019 “e a actividade turística ainda se encontra longe dos resultados do período homólogo de 2019”.

No caso das exportações de bens em termos nominais, o nível registado em Abril foi superior ao do mesmo mês de 2019.

Os indicadores quantitativos de síntese (actividade económica, consumo privado e investimento) apresentaram, em Abril de 2021, os valores máximos das respectivas séries, reflectindo o forte efeito de base causado pelas reduções intensas verificadas em Abril de 2020.

Em Maio, o indicador de clima económico aumentou “de forma expressiva” (dos 0,8 pontos observados em Abril para 1,8 pontos em Maio), superando o nível observado no início da pandemia (Março de 2020).

De acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (16 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, foi de 6,9% em Abril, mais 0,3 pontos percentuais do que no mês anterior (6,9% em Janeiro e 6,4% em Abril de 2020). A taxa de subutilização do trabalho (16 a 74 anos) situou-se em 12,9%, valor idêntico ao de Março (13,7% no período homólogo de 2020).

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor foi de 1,2% em Maio (0,6% em Abril) e o índice de preços na produção da indústria transformadora apresentou em Maio uma taxa de variação homóloga de 6,3% (3,4% no mês anterior), registando o crescimento mais elevado desde Agosto de 2011.

Sugerir correcção
Comentar