Manifestação do Movimento Zero sem representação sindical. Não se apoiam “movimentos sem rosto”

Sindicatos dizem que não vão marcar presença oficial no protesto organizado pelo Movimento Zero.

Foto
Protesto de 2019 juntou mais de 10 mil pessoas RUI GAUDÊNCIO/PÚBLICO

O Movimento Zero tem organizada uma manifestação de forças de segurança na segunda-feira junto à Assembleia da República, em Lisboa. Contactados pelo PÚBLICO, sindicatos que representam a GNR e a PSP dizem que não vão estar oficialmente representados na manifestação, por se tratar de um “movimento sem rosto”, mas admitem a presença de alguns sócios no protesto.

A concentração foi marcada pelo Movimento Zero e tem como lema “Hora de Agir - Unidos Somos a Tempestade que os Atormenta!”, pela actualização dos índices remuneratórios das tabelas salariais nas forças de segurança e atribuição a todos os polícias de um subsídio de risco. O PÚBLICO contactou o Movimento Zero, que através de e-mail adiantou que foram endereçados convites a todos os grupos parlamentares e deputados não inscritos com assento parlamentar, não adiantando se receberam qualquer resposta positiva.

Sem adiantar o total de pessoas que se esperam na manifestação, a mesma fonte disse “contar com tantos (manifestantes) quantos seja possível para que, de forma clara, consigam demonstrar e quantificar o tamanho do descontentamento que existe especialmente neste sector”. O Movimento Zero é um grupo inorgânico que surgiu nas redes sociais e agrega elementos da PSP e da GNR. Em Novembro de 2019, o mesmo movimento participou num protesto organizado pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) e pela Associação de Profissionais da Guarda (APG/GNR), que contou com a presença de cerca de 13 mil agentes da PSP e militares da GNR.

Mário Andrade, presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia, confirmou ao PÚBLICO que o “sindicato não estará presente oficialmente” na manifestação. “Não podemos dar voz a movimentos inorgânicos, mesmo quando compreendemos as reivindicações que estão a ser feitas”, disse, confirmando, ainda assim, a presença de alguns associados do sindicato no protesto, mas a título individual.

Na mesma linha segue César Nogueira, presidente da Associação Profissional da Guarda. Apesar de concordar algumas das reivindicações, o responsável diz que não “se pode dar apoio a um movimento sem rosto”. “Hoje podem estar a fazer estas reivindicações e amanhã outras”, disse, explicando “que é possível que haja associados presentes na manifestação”.

Por outro lado, através da conta no Facebook, o Sindicato Independente dos Agentes de Polícia da Polícia de Segurança Pública, que o PÚBLICO tentou contactar sem sucesso, demonstra apoio “aos associados que nela participem”.

Circulação junto à AR vai estar condicionada 

A PSP confirmou que na sequência da manifestação a circulação em várias artérias de Lisboa vai estar condicionada. Em comunicado, o comando metropolitano de Lisboa da PSP indica que o protesto está marcado para começar às 11h, em frente à Assembleia da República, o que obrigará à aplicação de algumas restrições ao tráfego rodoviário já a partir de domingo.

Na segunda-feira, a PSP adianta que, a partir das 10h30, poderá ser condicionada a circulação na Calçada da Estrela - entre a bifurcação com a Rua D. Carlos e o cruzamento com a Rua da Imprensa à Estrela, na Rua da Imprensa à Estrela, desde o cruzamento com a Calçada da Estrela até à Rua de Santo Amaro, e na Rua de São Bento, desde a Rua Nova da Piedade até à Calçada Correia Garção.

Sugerir correcção
Ler 16 comentários