Ebrahim Raisi: o novo Presidente iraniano é o cúmplice perfeito

O protegido do ayatollah Khamenei tomará posse em Agosto, depois de umas presidenciais em que, pela primeira vez, a maioria dos iranianos ficou em casa e houve mais votos nulos do que votos noutros candidatos.

Foto
Raisi, na imagem, é um protegido do ayatollah Ali Khamenei WANA NEWS AGENCY/Reuters

Apelidado por alguns como “juiz de sangue”, Sayyid Ebrahim Raisol-Sadati, novo Presidente do Irão, é um burocrata que passou a vida a provar a sua lealdade ao Guia Supremo, o ayatollah Ali Khamenei, e à República Islâmica. Tem sangue nas mãos – uma das primeiras reacções à eleição veio da Amnistia Internacional, pedindo que seja investigado pelas execuções extrajudiciais de milhares de presos políticos em 1988, quando era procurador-adjunto de Teerão, bem como pelo aumento da repressão nos últimos anos – mas a sua ascensão deve-se mais à habilidade para cumprir ordens do que a qualquer capacidade de iniciativa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 34 comentários