Quatro portugueses morreram após desabamento de escola em Antuérpia

Há mais uma vítima portuguesa face ao anterior balanço. Ao todo, cinco pessoas morreram devido ao desabamento de uma escola em construção.

Foto
O corpo de bombeiros da Antuérpia está no local Twitter

As autoridades belgas retiraram cinco corpos dos escombros de uma escola em construção que desabou em Antuérpia, Bélgica, na sexta-feira. Entre as cinco vítimas mortais confirmadas estão quatro de nacionalidade portuguesa, confirmou o presidente da Câmara Municipal de Antuérpia, Bart De Wever, este domingo, de acordo com o jornal Gazeta de Antuérpia (GVA)​. O anterior balanço dava conta de três portugueses mortos.

As buscas foram terminadas no sábado. Inicialmente pensava-se que uma das vítimas mortais era de nacionalidade russa, sendo afinal moldavo. “Trata-se de quatro pessoas com nacionalidade portuguesa. Alguns dos homens têm uma origem diferente, razão pela qual surgiu a confusão “, disse De Wever. “Também morreu um cidadão moldavo, que estava a trabalhar no estaleiro com documentos romenos”, justificou o governante.

A quarta vítima mortal portuguesa foi confirmada na manhã deste domingo. As autoridades nacionais já haviam confirmado este sábado a morte de outros três trabalhadores portugueses.

Está em curso uma investigação para determinar como a escola em construção terá desabado. “Mas a hipótese básica é que foi um erro de construção, o que torna tudo ainda mais dramático porque a escola deveria ser inaugurada em Setembro e poderia ter acontecido mais tarde com centenas de crianças no prédio”, lamentou o presidente da Câmara.

“É necessário encontrar soluções para a escola, uma vez que o prédio pode ter que ser demolido total ou parcialmente”, concluiu.

O colapso parcial do estaleiro de construção de uma escola em Antuérpia deixou ainda nove pessoas feridas – entre eles um português – e que se encontram internadas em quatro unidades hospitalares da região: quatro em perigo de vida, quatro em estado grave e um ferido ligeiro. A escola ainda se encontrava em construção e não havia alunos presentes, desconhecendo-se as razões na origem deste desastre.

O embaixador português esteve na sexta-feira e também este sábado no terreno do acidente. “Vamos prestar a solidariedade às famílias das vítimas”, disse Rui Tereno. 

A queda do edifício aconteceu pelas 14h30 (13h30 em Portugal) e no local estavam vários trabalhadores. Segundo confirmou o jornal Gazeta de Antuérpia (GVA)​, a empresa Goorden Bouw en Service estava a instalar fachadas na escola. Os funcionários estavam em andaimes quando o prédio desabou.

Marcelo lamentou a morte de portugueses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou esta sexta-feira o acidente de trabalho que envolveu trabalhadores portugueses.

Através de uma nota publicada na página oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa “apresenta condolências às famílias dos compatriotas que morreram na Bélgica”.

“O Presidente da República lamenta o grave acidente de trabalho que vitimou nossos compatriotas em Antuérpia, Bélgica. Às suas famílias enlutadas, amigos e colegas de trabalho apresenta as suas sentidas”, lê-se nesta mensagem.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários