Os juízes sem beca que levam experiência de vida ao tribunal de menores

Têm profissões diversas e desempenham uma espécie de papel de jurados nos tribunais de família e menores. O PÚBLICO assistiu a julgamentos e falou com quatro dos mais de mil juízes sem beca que existem em Portugal. É “um trabalho de cidadania, de voluntariado”.

Foto
Filipa Flor é licenciada em Direito e juíza social desde 2016. Diz que o seu trabalho “humaniza” mais as decisões Nuno Ferreira Santos

Victória tem 12 anos, mas, de pé, impávida, a ouvir a procuradora do Ministério Público e a juíza a relatar as razões que a levam a estar na sala do tribunal, ninguém diria. Alta, tem o corpo de uma jovem com pelo menos 15 anos. Os factos praticados apontariam igualmente para uma menina mais velha. De resto, a discrepância entre a idade real e a sua aparência é sublinhada pelo tribunal. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários