Valter Hugo Mãe vence Grande Prémio de Romance e Novela da APE

O júri, coordenado por José Manuel de Vasconcelos, escolheu a narrativa Contra Mim, de Valter Hugo Mãe, publicada no final do ano passado pela Porto Editora.

Foto
Paulo Pimenta

O escritor Valter Hugo Mãe é o vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), no valor de 15 mil euros, pela obra Contra Mim, anunciou esta sexta-feira a associação.

Segundo o júri, coordenado por José Manuel de Vasconcelos, o livro de Valter Hugo Mãe, é “merecedor” deste prémio, relativo a 2020, “pela qualidade de construção narrativa, na cuidada arquitectura do texto, e pela expressividade poética da linguagem, na poderosa evocação de tempos e de lugares da infância”.

Ainda segundo o júri, que integrou António Pedro Pita, Carlos Mendes de Sousa, Manuel Frias Martins, Maria de Lurdes Sampaio e Rita Patrício, a escrita de Valter Hugo Mãe “recria, sensível e ironicamente, o olhar comovido da criança, na descoberta do mundo e das palavras, e nesse gesto de resgate podemos ler a projecção de um autor a desenhar-se perante os seus leitores”. 

Além de Contra Mim, a lista dos cinco títulos que chegaram à final era constituída por As Telefones, de Djaimilia Pereira de Almeida, A Noite das Barricadas, de H. G. Cancela, Felicidade, de João Tordo, Cidade Infecta, de Teresa Veiga, que recebeu um voto de António Pedro Pita.

O Grande Prémio de Romance e Novela, que conta com o apoio da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, foi atribuído pela primeira vez em 1982, tendo sido então distinguido o romance Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires.

Os restantes vencedores –​ vários deles premiados mais do que uma vez – são Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio, António Lobo Antunes, David Mourão Ferreira, Vergílio Ferreira, João de Melo, Paulo Castilho, Maria Gabriela Llansol, José Saramago, Helena Marques, Mário de Carvalho, Teolinda Gersão, Augusto Abelaira, Rui Nunes, Fernanda Botelho, Maria Velho da Costa, Lídia Jorge, Mafalda Ivo Cruz, Vasco Graça Moura, Francisco José Viegas, Filomena Marona Beja, Julieta Monginho, Rui Cardoso Martins, Gonçalo M. Tavares, Ana Teresa Pereira, Alexandra Lucas Coelho, Ana Margarida de Carvalho, Paulo Varela Gomes, H. G. Cancela e Hélia Correia. 

Sugerir correcção
Comentar