Ganham 0,52 euros à hora por criança e estão disponíveis 12 horas por dia. Amas queixam-se à ministra

Associação dos Profissionais do Regime de Amas reivindica estatuto profissional. Muitas estão a recibos verdes há décadas. Calcula-se em 0,52 cêntimos o valor que recebem por hora, por dia, por criança. “Estamos a falar de um universo de trabalhadoras mínimo. Porque é o Estado não regulariza a nossa situação?”

Foto
Daniel Rocha

Romana Sousa foi ama durante 32 anos e durante 32 anos passou recibos verdes. O que significou, como todas as amas, chegar à reforma com menos de 400 euros mensais. “As amas são as escravas da Segurança Social. Somos uma subclasse de trabalhadores: a Segurança Social não nos contratou, as IPSS (Instituições Particulares de Segurança Social) não nos querem contratar. Não trabalhamos por nossa conta. Somos o quê?”, comenta a também presidente da Associação dos Profissionais do Regime de Amas (APRA).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários