Há 9,3 milhões de eleitores registados para as eleições autárquicas

O número absoluto de eleitores diminuiu face às eleições autárquicas de 2017, quando estavam recenseados 9,4 milhões de eleitores.

Foto
As eleições deverão acontecer em Outubro Nuno Ferreira Santos

Há 9.306.120 eleitores registados para votar nas próximas eleições autárquicas para escolher os presidentes de câmaras e de juntas de freguesia. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pela Administração Eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), em Diário da República, e dizem respeito aos portugueses recenseados – quer estejam em território nacional ou no estrangeiro – e estrangeiros residentes em Portugal.

Do universo de mais de 9,3 milhões de eleitores, 9.278.234 são portugueses e 12.711 são cidadãos não-portugueses (mas da União Europeia) e 15.175 correspondem a outros residentes estrangeiros. Contas feitas, dos 9,3 milhões de eleitores cerca de 30 mil não são cidadãos portugueses.

No total, o número absoluto de eleitores é inferior ao registado nas últimas presidenciais, por exemplo, quando estavam recenseados 10,9 milhões de eleitores. O mesmo acontece se compararmos com o número de recenseados nas eleições legislativas ou europeias uma vez que nas autárquicas os eleitores das comunidades portugueses não votam em Portugal, mas sim nas eleições locais dos respectivos países onde residem (e onde podem até ser candidatos).

De acordo com os dados da Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a actualização dos cadernos eleitorais representa uma diminuição face às últimas eleições autárquicas (e uma aproximação ao total de eleitores em 2009). Em 2017, estavam recenseados 9,4 milhões de eleitores, dos quais apenas 5,1 milhões se deslocaram às urnas.

Pode ver aqui a lista completa por distrito, concelho e freguesia.

Sugerir correcção
Comentar