Partículas do incêndio de Pedrógão Grande detectadas nos Alpes suíços

Equipa de investigadores recolheu amostras a 3580 metros de altitude e encontrou carbono negro e partículas microscópicas de carvão.

Foto
Paulo Pimenta

A estação de investigação de Jungfraujoch fica nos Alpes suíços, entre glaciares e penhascos, 3580 metros acima do nível do mar. Foi numa amostra recolhida ali perto, a 30 de Junho de 2017, que uma equipa de investigadores suíços detectou partículas provenientes do incêndio de Pedrógão Grande.

A descoberta está descrita no artigo Tracing devastating fires in Portugal to a snow archive in the Swiss Alps: a case study, publicado em Novembro de 2020, no The Cryosphere, um jornal científico da União Europeia das Geociências.

Na neve acumulada, a equipa, que é composta por investigadores da Universidade de Berna, do Instituto de Ciências Atmosféricas e Climáticas da Suíça e do Instituto Paul Scherrer, encontrou níveis de carbono negro e de partículas microscópicas de carvão acima do normal. Fazendo a análise de dados atmosféricos e calculando de forma regressiva as trajectórias das partículas com base em informação de satélite, foi possível concluir que os níveis encontrados se explicam com o incêndio de Pedrógão Grande, que começou a 17 de Junho e durou até dia 24, consumindo uma área de 501 quilómetros quadrados no caminho.

Maior foi a distância percorrida até à formação montanhosa no centro da Europa: 1500 quilómetros, uma viagem que aos olhos da equipa liderada pela química do gelo, Margit Schwikowski, “parece excepcional” e apenas explicada pela intensidade do fogo, que poderá ter levado a que as partículas tenham atingido altitudes particularmente elevadas, teorizam os investigadores.

Os núcleos de gelo, lê-se no artigo, funcionam como arquivos que preservam informação de ocorrências de incêndios ao longo do tempo, embora a sua sensibilidade seja “muitas vezes desconhecida, o que constitui uma fonte de incerteza na interpretação” desses mesmos arquivos”. Mas os incêndios de Pedrógão Grande “providenciaram uma base de teste para fazer a ligação de um evento de fogo à sua pegada deixada na camada de neve alpina”.

Estes registos com base na neve e no gelo, “são muito mais sensíveis a ocorrências distantes” do que os arquivos sedimentares, que têm mais marcas dos incêndios locais.

“O incêndio emitiu um total de 203,5 toneladas de carbono negro”, notam os investigadores. Ainda assim, a contribuição do carbono negro proveniente dos grandes fogos do centro de Portugal para os níveis encontrados nos Alpes suíços “foi menor” que a das partículas de carvão. Os cientistas notam também que ocorrências isoladas, como foi este incêndio, pode não ficar preservado no gelo de todo, caso as condições meteorológicas sejam desfavoráveis. 

Sugerir correcção
Comentar