Dia em que se comemora o fim da escravatura nos EUA vai ser feriado nacional

Senado norte-americano aprovou, por unanimidade, uma proposta para a elevação do 19 de Junho, o Juneteenth, a feriado com direito ao pagamento do salário no sector público. Falta a aprovação na Câmara dos Representantes, onde o Partido Democrata está em maioria, e a assinatura do Presidente Biden.

Foto
Uma criança vestida com uma t-shirt do movimento Black Lives Matter nas comemorações do Juneteenth, em 2020 CHRISTIAN MONTERROSA

No final de um ano marcado pelos maiores protestos anti-racismo dos últimos 50 anos nos Estados Unidos da América, o Senado norte-americano aprovou, na noite de terça-feira, uma declaração que vai transformar a comemoração do dia da emancipação dos escravos — o 19 de Junho de 1865 — num feriado em todo o país, com direito ao pagamento do salário aos trabalhadores do sector público.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários