Jack Lang: “Há uma crise! Mais uma razão para dar às ‘forças da mente’ um lugar primário”

Levantar a tampa do caldeirão onde a política cultural francesa esteve a ser preparada durante 14 anos e desvendar o seu funcionamento, os seus negócios hábeis, as suas batalhas ferozes, isso é o sonho do investigador, do estudante, actor do mundo das artes ou apenas do curioso. Isso é possível graças às 1.370 páginas de Une révolution culturelle: Jack Lang, dits et écrits.

Foto
Jean-Luc LUYSSEN/Gamma-Rapho via Getty Images

O ex-ministro da Cultura mais emblemático de França, Jack Lang, famoso muito para além das fronteiras do país, concordou em abrir os seus arquivos pessoais e facilitar o acesso com uma condição: que fosse Frédéric Martel, jornalista e académico, a seleccionar, escolher, exumar, organizar e torná-los legíveis. A definir a linha editorial, portanto, uma vez que Une révolution culturelle : Jack Lang, dits et écrits peneira e ordena, hierarquiza milhares de notas, artigos, conferências e declarações.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários