Recuar agora no desconfinamento é solução para Lisboa? “Estamos a adiar uma decisão difícil”

Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por 100 mil habitantes e pode ser obrigada a recuar no desconfinamento se a incidência da covid-19 não melhorar. Especialistas ouvidos pelo PÚBLICO apoiam a decisão de dar um passo atrás, mas frisam que os próximos dias serão fundamentais para perceber se as medidas em vigor são ou não suficientes.

Foto
Nicolau Botequilha

Lisboa está em risco de ser empurrada para um nível anterior do plano de desconfinamento traçado pelo Governo. O concelho, que já na última avaliação não avançou para o patamar em que agora se encontra a grande maioria do país, já tem mais de 240 casos por 100 mil habitantes, o limite definido para obrigar um município a recuar no processo de desconfinamento (após duas avaliações consecutivas). No grupo de especialistas ouvidos pelo PÚBLICO, há quem diga que aplicar medidas mais restritivas na região pode evitar um cenário em que a incidência continue a aumentar, mas também existe quem defenda que serão precisos mais dias para perceber o impacto do abrandamento que a capital já teve.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 24 comentários