Um milhão de euros: justiça francesa multa IKEA por espionagem a funcionários

IKEA diz que tomou medidas para acabar com as práticas de vigilância.

Foto
IKEA vai analisar a decisão judicial Reuters/STEPHANE MAHE

Um tribunal francês condenou esta terça-feira a IKEA a pagar uma multa de um milhão de euros, depois de a cadeia de retalho sueca ter sido considerada culpada de reunir informações sobre os seus funcionários.

O ramo francês da empresa sueca foi acusado de espiar os seus funcionários durante vários anos, no culminar de numa investigação criminal que teve início em 2012.

De acordo com a Deutsche Welle, os procuradores alegaram que a subsidiária francesa contratou uma empresa de segurança privada e detectives particulares para obter, ilegalmente, informações sobre os funcionários e potenciais contratações, naquilo que faria parte de um “sistema de espionagem” em funcionamento entre 2009 e 2012. Os procuradores franceses, contudo, dizem que este regime foi montado a partir dos anos 2000.

Inicialmente, os procuradores pediam uma multa de dois milhões de euros contra a empresa, valor reduzido para metade na sentença do juiz. 

Citada pela France 24, a IKEA diz que analisará a decisão judicial, garantindo que tomou medidas para extinguir estas práticas de vigilância.

“A IKEA Retalho França condenou veementemente as práticas, pediu desculpa e implementou um plano grande para impedir que isto volte a acontecer”, escreveu a empresa.

Sugerir correcção
Comentar