Vilar de Mouros e Amplifest: mais dois festivais adiados para 2022

Efeitos da pandemia nas digressões internacionais inviabilizam mais dois eventos do calendário musical português.

Foto
Vilar de Mouros terá de esperar pelo próximo ano para ver o público regressar ao festival Paulo Pimenta

O mais antigo festival de Verão do país voltou a ser adiado. Num comunicado que esta terça-feira de manhã fez chegar às redacções, a organização do EDP Vilar de Mouros dá conta da sua desilusão ao ver-se forçada a empurrar a edição de 2021 para 2022.

Convictos de que este Verão seria possível voltar ao recinto do mais antigo dos festivais do nosso país, resistimos e continuámos a trabalhar, até que novos adiamentos nas digressões dos artistas internacionais desfizeram meses de duros esforços”, escreve, prometendo para breve a divulgação do cartaz completo e garantindo que tudo está a fazer para confirmar os nomes anunciados em 2020 e 2021.

Os portadores de passe geral ou de bilhete diário para o EDP Vilar de Mouros 2021 têm assegurada a sua entrada na edição de 2022, que se realizará a 25, 26 e 27 de Agosto.

Lamentando o segundo adiamento consecutivo devido à pandemia de covid-19, a organização do Vilar de Mouros pede a quem comprou bilhetes diários ou passes gerais que não desista e que os mantenha para a edição 2022 mas, naturalmente, disponibiliza-se a devolver o valor dos mesmos a quem não queira conservá-los através das plataformas em que foram vendidos.

Também o Amplifest, que como habitualmente decorreria no Hard Club do Porto, verá a edição de 2021 empurrada para o ano seguinte. A organizadora, a Amplificasom, justifica a decisão com “os sucessivos adiamentos de tours de bandas confirmadas para o evento, a ausência de alternativas em linha com a identidade de programação do evento, [e] as incertezas sobre as regras a aplicar ao sector e sobre o desenvolvimento da pandemia”. 

Em 2022 o festival vai ser “duplicado”, espraiando pela primeira vez o seu cartaz por dois fins-de-semana. No primeiro, de 7 a 9 de Outubro, vai tentar replicar o alinhamento previsto para a edição de 2021, estando já confirmados Amenra, Caspian, Cult of Luna, Elder, Holy Fawn, Irist, Jo Quail, Oranssi Pazuzu, Pallbearer e Telepathy. O segundo momento, de 13 a 15 de Outubro, terá como um dos pontos altos o regresso a Portugal dos Godspeed You! Black Emperor!.

No que toca a bilhetes, todos os portadores de entrada para a edição deste ano que não queiram guardá-la para a próxima podem pedir a devolução do dinheiro entre 11 e 28 de Outubro de 2021, explica a Amplificasom em comunicado. Os que quiserem conservar o bilhete não terão de fazer coisa algumam já que ficará automaticamente válido para o primeiro fim-de-semana de programação. Quem mantiver o de 2021 terá ainda a possibilidade de comprar bilhete para o segundo fim-de-semana de 2022 a um preço promocional de 90 euros, entre 15 de Junho a 15 de Agosto (sujeitos ao stock disponível), informa a organização.

As entradas para esta extensão da programação do Amplifest 2022 estão à venda a partir desta terça-feira. Para quem não tinha bilhete para este ano, o segundo fim-de-semana custa 115 euros. Disponíveis estarão, também, passes para os dois momentos do festival, no valor de 205 euros. O cartaz completo será divulgado ao longo dos próximos meses.

Adiados que estão muitos dos principais festivais que habitualmente marcam o Verão português, aguardam-se ainda novidades sobre o Meo Sudoeste (3 a 7 de Agosto) e o Vodafone Paredes de Coura (18 a 21 de Agosto)

Sugerir correcção
Comentar