Portugueses ajudam a criar nova técnica que decifra o discurso das nossas células

Equipa com cientistas do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa desenvolveu uma nova tecnologia que pode ajudar na compreensão de certas doenças.

Foto
Ilustração de uma molécula de ADN: a nova técnica decifra o discurso das células durante a transcrição do ADN para ARN DR

Entender bem o discurso das nossas células é crucial para se saber mais sobre a nossa biologia. Mas perceber a língua das células nem sempre é uma tarefa fácil e precisamos que boas técnicas de laboratório nos ajudem a interpretar as suas falas. Para isso, um laboratório em Portugal e outro em Inglaterra desenvolveram uma nova técnica que decifra todo o discurso das células durante a transcrição do ADN (que contém a informação) para ARN (a fala dessa informação) e do processamento do ARN. Como se ficará com uma noção completa desse processamento, esta tecnologia pode dar uma maior qualidade na compreensão de certas doenças que acontecem devido a defeitos nesse processo. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários