Zero pede que Portugal deixe de vender carros a combustão até 2035

Ambientalistas querem prazo limite antecipado em cinco anos para carros de empresas. Mudança para 100% eléctricos deve abranger ligeiros de passageiros e de mercadorias, incluindo híbridos e híbridos plug-in.

Foto
LUSA/UWE MEINHOLD

Com a União Europeia a preparar um pacote legislativo sobre o clima para Julho, os ambientalistas cerram fileiras contra a poluição rodoviária. Um estudo europeu que é divulgado este domingo, feito pela BloombergNEF para a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E na sigla inglesa), estima que “entre 2025 e 2027 os automóveis eléctricos a bateria atingirão o mesmo preço que os modelos equivalentes a combustível fóssil, e não dependerão de incentivos para isso”. A associação Zero, membro daquela federação, aproveita as contas para defender que todos os automóveis novos vendidos em Portugal a partir de 2035 sejam 100% eléctricos. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários