Covid-19, o 12.º jogador do Euro 2020

João Cancelo é o terceiro atleta excluído da prova por ter testado positivo, mas há cinco ainda em isolamento que continuam em dúvida. Regulamento prevê derrota para quem não consiga apresentar 13 jogadores.

Foto
João Cancelo Reuters/PEDRO NUNES

Aconteça o que acontecer nos 51 jogos do Euro 2020, o 16.º Campeonato da Europa de futebol ficará na história por ter sido o primeiro a ser disputado durante uma pandemia. Para além de ter forçado o adiamento por um ano da prova, a covid-19 terá um papel relevante na competição e, com a confirmação do teste positivo a João Cancelo, são já três jogadores que vão falhar a prova por terem contraído o vírus, sendo que há cinco que estão em dúvida.

Desde que os seleccionadores das 24 selecções que vão competir no Euro 2020 anunciaram os seus 26 convocados, seis já foram forçados a alterar os seus planos devido à covid-19.

A primeira grande baixa motivada pela pandemia, foi Jasper Cillessen. O guarda-redes do Valência testou positivo a 28 de Maio, tendo sido de imediato substituído por Marco Bizot na convocatória dos Países Baixos.

Quatro dias depois, foi o médio da Escócia John Fleck a acusar positivo, mas o jogador do Sheffield United não foi substituído pelos britânicos. Na mesma situação estão os espanhóis Sergio Busquets e Diego Llorente, e os suecos Dejan Kulusevski e Mattias Svanberg. O quarteto foi afastado dos grupos de trabalho e colocado em isolamento, mas nenhum foi descartado pelos seus seleccionadores, que mantêm a esperança de os utilizar durante a competição.

Para além de Cillessen e de Cancelo, há, no entanto, mais um jogador que tem a certeza que falhará o Euro 2020 por ter contraído o vírus: Andrey Mostovoy. O extremo do Zenit foi afastado no dia 11, véspera da estreia da Rússia na competição.

A indefinição provocada pelo vírus colocou todas as selecções numa bolha apertada, mas perante o risco real de surgir um surto numa das equipas, a resposta da UEFA é que os jogos “decorrerão conforme o programado, desde que a equipa tenha pelo menos 13 jogadores disponíveis - incluindo pelo menos um guarda-redes”.

Há ainda a possibilidade de um jogo ser remarcado num prazo de 48 horas se uma selecção não tiver os 13 jogadores, mas, após esse prazo, se continuar a não atingir esse número, será averbada uma derrota por 3-0 a essa selecção.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários