Fotografia

A vida selvagem volta a espantar-nos neste concurso de fotografia quase irreal

Koror, Palau Yung-Sen Wu
Fotogaleria
Koror, Palau Yung-Sen Wu

Um resiliente canguru-cinzento-oriental e a cria fitam a câmara de Jo-Anne McArthur, no meio de uma plantação de eucaliptos queimados. “A imagem de esperança”, um símbolo do regresso da vida selvagem depois dos fogos florestais que devastaram a Austrália em 2019 e 2020, valeu à fotojornalista e activista pelos direitos dos animais o grande prémio do BigPicture.

O concurso de fotografia de vida selvagem premeia há oito anos os fotógrafos amadores e profissionais que celebram e ilustram a rica diversidade da vida na Terra e inspiram acções para a proteger e conservar através do poder das imagens

Estima-se que quase três mil milhões de animais nativos da Austrália pereceram ou foram deslocados nos incêndios florestais, uma das ameaças à vida selvagem entre as imagens em exposição na California Academy of Sciences. A poluição marinha, que ganha a forma de uma máscara descartável, as alterações climáticas e a caça também surgem representadas no concurso que distribui 12 mil euros pelos vencedores. 

Penso que esta imagem é emblemática desta época da História e das crises ecológicas que todos enfrentamos a nível mundial”, escreveu McArthur, no Instagram, depois de ser anunciada como grande vencedora. Quando digo todos, refiro-me a cada uma das espécies, tanto selvagens como domésticas. Quando os animais que fotografo olham para mim, estão a olhar para todos nós através das minhas imagens. Desde os porcos na caixa de gestação, aos primatas utilizados para a investigação, e aos animais selvagens como esta mamã canguru, eles parecem estar a fazer-me, a todos nós, as mesmas perguntas: O que é que estás a fazer? O que é que fizeram? O que se segue?

Estados Unidos da América
Estados Unidos da América Ralph Pace
Itália
Itália Guido Villani
Mallacoota, Austrália
Mallacoota, Austrália Jo-Anne McArthur
Noruega
Noruega ?Marek Jackowski
Canadá
Canadá Michelle Valberg
 Canadá
Canadá Shane Kalyn
Islândia
Islândia Fran Rubia
Toplepada, India
Toplepada, India Sarang Naik
Quénia
Quénia Ami Vitale
Costa Rica
Costa Rica Andrew Whitworth
Canadá
Canadá Peter Mather
Israel
Israel ?Ayala Fishaimer
Corbett National Park, India
Corbett National Park, India Jagdeep Rajput
República Checa
República Checa ?Vladimir Cech Jr.
 Península Antárctica
Península Antárctica Amos Nachoum