“Uma lição para todos os pervertidos misóginos”: nadadora australiana deixa selecção olímpica

Foi “o culminar de anos a testemunhar e a ‘beneficiar’ de uma cultura que se baseia em pessoas a ignorarem maus comportamentos para alcançar o sucesso”. Maddie Groves, medalhista olímpica australiana, abandonou a selecção por estar cansada de “pervertidos misóginos”.

Foto
DR

Maddie Groves, duas vezes medalhista olímpica australiana, bateu com a porta da selecção para os Jogos Olímpicos de Tóquio, denunciado a presença de “pervertidos misóginos” no desporto. A jovem de 26 anos, nadadora medalhada com duas pratas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, partilhou a sua decisão nas redes sociais esta quinta-feira, 10 de Junho.

“Que isto seja uma lição para todos os pervertidos misóginos do desporto e para aqueles que lambem as botas”, escreveu. “Já não se pode explorar jovens mulheres e raparigas, envergonhar os seus corpos ou temer pela sua saúde e depois esperar que elas o representem para que possam ganhar o seu bónus anual. Acabou”, frisou.

A nadadora não precisou quem seria o alvo, ou alvos, das suas críticas, mas em Novembro de 2020 já se tinha queixado, também nas redes sociais, sobre uma “pessoa que trabalha na natação” e que a “faz sentir desconfortável” pela forma como olhava para ela e para as suas roupas. Alguns dias mais tarde denunciou um “comentário sinistro” feito por um treinador, que também não identificou, que mais tarde pediu rapidamente desculpa, “talvez porque o psicólogo da equipa lhe disse para o fazer”.

Esta sexta-feira, Maddie agradeceu o apoio que tem recebido e lamentou o número de histórias que recebeu de pessoas “que explicaram porque compreendiam” a sua decisão. Num comunicado partilhado nas redes sociais, a nadadora adiantou que a decisão partiu parcialmente do facto de haver uma pandemia, mas principalmente por ser “o culminar de anos a testemunhar e a ‘beneficiar’ de uma cultura que se baseia em pessoas a ignorarem maus comportamentos para alcançar o sucesso”. "Preciso de uma pausa.” 

“Se começar esta conversa salvar nem que seja uma miúda de algo como ouvir que tem de perder peso ou fazer dieta, não ir aos Jogos Olímpicos vai valer a pena”, escreveu.

O organismo que tutela a natação do país disse que tinha tentado contactar Groves sobre o seu tweet, mas que esta “recusava-se a fornecer mais informações”. Apesar da sua retirada, Maddie Groves diz que não pretende terminar a sua carreira, dizendo que está ansiosa por “competir em mais eventos no final deste ano”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários