Morreu o "elástico" Neno aos 59 anos (1962-2021)

Antigo guarda-redes morreu esta quinta-feira, aos 59 anos. Representou V. Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal, somando nove internacionalizações pela selecção portuguesa.

Adelino Augusto Graça Barbosa Barros? nasceu a 27 de Janeiro de 1962 na Cidade da Praia, Cabo Verde Nelson Garrido
Fotogaleria
Adelino Augusto Graça Barbosa Barros? nasceu a 27 de Janeiro de 1962 na Cidade da Praia, Cabo Verde Nelson Garrido

Neno, guarda-redes internacional que representou Benfica e V. Guimarães, morreu esta quinta-feira aos 59 anos. Adelino Augusto Graça Barbosa Barros​ nasceu a 27 de Janeiro de 1962 na Cidade da Praia, em Cabo Verde. Ganhou a alcunha de "elástico" pela rapidez que demonstrava entre os postes.

Formado no Barreirense, onde chegou com 15 anos, Neno passou por V. Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal enquanto profissional. De águia ao peito, o antigo guarda-redes sagrou-se campeão nacional por três vezes e venceu ainda três Taças de Portugal. Nos vimaraneses, conquistou uma Supertaça em 1988.

Ao serviço da selecção portuguesa fez nove encontros, entre 1989 e 1996. Não chegaria a ser convocado para uma competição europeia – uma das maiores frustrações da carreira, como admitiu ao Expresso em entrevista –, mas deixaria uma marca importante nas balizas portuguesas, servindo de referência para muitos guarda-redes que lhe seguiram as pisadas.

Fora dos relvados era fã de música: em criança queria, inclusivamente, ser cantor, algo que mereceu a reprovação do pai, que também não gostava da paixão que o petiz demonstrava pelo desporto-rei. "O meu pai nunca foi a favor. Nem da música nem do futebol. Lembro-me até que, quando eu cantava lá em casa, o meu pai dava-me dinheiro para eu me calar [risos]. Chegou a pagar-me tostões para eu ficar calado porque ele queria trabalhar descansado em casa", afirmou ao Expresso.

Após terminar a carreira de jogador, passou pela direcção do V. Guimarães, transformando-se num símbolo do clube e da cidade. Foi relações públicas e treinador de guarda-redes no V. Guimarães. Foi com carinho que o clube o recordou na publicação sobre a morte de Neno, esta quinta-feira.  "Carismático, afável e sempre disponível, Neno não foi apenas uma figura do Vitória, mas um ícone da cidade, conhecido de todos e que para todos tinha um gesto amigo e um sorriso verdadeiro", escreveu o clube no site oficial.

Esta sexta-feira, clubes e antigos jogadores recordaram o guarda-redes. Ricardo Quaresma, actual jogador do V. Guimarães, lembrou a alegria contagiante de Neno. “Partiu um dos nossos. O Neno tinha sempre o sorriso que nos enchia de motivação e alegria. Um grande guarda-redes e um ser humano com um coração ainda maior”, escreveu Quaresma na rede social Instagram.

Futre e Mozer, antigos colegas de equipa, salientaram a "grande perda" que a morte de Neno simboliza. “Deixou-nos a melhor pessoa que conheci no mundo do futebol. E conheci muita gente boa neste mundo, mas nenhum como o meu querido e grande amigo Neno. Todos aqueles que tivemos o privilégio de conhecer-te vamos ter muitas saudades tuas 'Neninho'. Descansa em paz maninho”, afirmou Paulo Futre.

Vários clubes deixaram também uma palavra amiga, entre os quais Benfica, V. Guimarães, FC Porto, Sp. Braga. A selecção nacional, em estágio na Hungria, também homenageou o guarda-redes, exibindo uma camisola com o nome de Neno.

Neno foi internacional pela selecção nacional: fez nove encontros, entre 1989 e 1996
Neno foi internacional pela selecção nacional: fez nove encontros, entre 1989 e 1996 Neno durante um jogo entre Portugal e Irlanda para o EURO 96
Neno na Supertaça Cândido de Oliveira, entre o Benfica e o F.C.Porto, Estádio da Luz, Dezembro de 1991
Neno na Supertaça Cândido de Oliveira, entre o Benfica e o F.C.Porto, Estádio da Luz, Dezembro de 1991 LUSA
No Benfica, durante um jogo frente ao Sporting. Maio de 1994
No Benfica, durante um jogo frente ao Sporting. Maio de 1994 João Paulo Trindade/LUSA
Em novembro de 1993
Em novembro de 1993 INÁCIO ROSA/LUSA
Vimaraneses relembram carisma do jogador
Vimaraneses relembram carisma do jogador Nelson Garrido
Jogador conquistou três campeonatos ao serviço do Benfica
Jogador conquistou três campeonatos ao serviço do Benfica Nelson Garrido
Neno numa exposição do maior estádio de futebol construido em legos, Aveiro, Maio de 2004
Neno numa exposição do maior estádio de futebol construido em legos, Aveiro, Maio de 2004 Nelson Garrido