Procura uma praia sem sinais de poluição na água há três anos? Tem 53 por onde escolher

Lista feita pela associação Zero desde 2016 regista uma diminuição de praias com este nível de exigência — eram 68 no ano passado. Não há qualquer área balnear interior que consiga atingir os parâmetros para figurar na lista de praias “Zero Poluição”.

Foto
Praia da Culatra Enric Vives-Rubio

São 53 e estão espalhadas por todo o continente e pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Podem ser consideradas as jóias da coroa das zonas balneares nacionais, se olharmos apenas para a qualidade da água. A lista de praias em que, nos últimos três anos consecutivos, não foi detectada qualquer contaminação microbiológica durante as análises efectuadas ao longo da época balnear diminuiu um pouco, mas continua a ter representantes suficientes ao longo da costa portuguesa para que possa encontrar uma sem ter de fazer centenas de quilómetros. Só as zonas balneares interiores ficam de fora, e isso é uma preocupação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários