Covid-19: autarca de Braga aponta universitários como “foco importante” de contágio

Ricardo Rio rejeita qualquer ligação entre o aumento de novos casos e os festejos da conquista da Taça de Portugal pelo SC Braga

Foto
Ricardo Rio diz que aumento de casos em Braga pode estar relacionado com Universidade do Minho Público

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, apontou esta quarta-feira a população universitária como “um dos focos importantes” de contágio pelo novo coronavírus e apelou ao reforço da testagem logo aos primeiros sintomas.

Em declarações à Lusa, Ricardo Rio descartou ainda a ligação do aumento do número de casos no concelho aos festejos da conquista pelo Sporting de Braga, em 23 de Maio, da Taça de Portugal em futebol.

“A população universitária é um dos focos importantes de contágio”, referiu o autarca, aludindo a “condutas menos correctas” relacionadas ajuntamentos em espaço público ou em contexto particular e a “algum menor respeito pelas regras de distanciamento em zonas de maior frequência dessa comunidade”.

O Governo anunciou esta quarta-feira que Braga não vai avançar para a fase seguinte do desconfinamento, devido ao número de casos de covid-19.

Na reacção, Ricardo Rio descartou qualquer associação do aumento do número de casos aos festejos da conquista da Taça de Portugal, sublinhando que foram “poucas centenas” as pessoas que saíram à rua e que, dessas, “só um número muito reduzido” não cumpriu as regras definidas pela Direcção-Geral da Saúde.

“Os festejos foram muito contidos, além de que antes desse dia já se vinha registando uma subida do número de casos”, acrescentou.

Para o autarca de Braga, a resposta tem de passar por uma testagem atempada, logo aos primeiros sintomas. “Gostaríamos que pessoas fossem testadas logo ao primeiro sintoma, o que nem sempre se tem verificado, e, por isso, estamos a alargar uma estratégia mais universal, aberta ao tecido empresarial e universitário e a outras franjas da população”, referiu.

Rio alerta que o “deixar andar” dá azo a que um infectado possa transmitir o vírus a outras pessoas das suas relações.

Quanto aos festejos de S. João, o autarca diz que vai ser “super contido”, com um programa que “voltará a ser bastante digital”. As iniciativas físicas ficar-se-ão por dois concertos em recinto fechado e pela celebração religiosa, em todos os casos respeitando as normas da Direcção-Geral da Saúde.

Segundo Ricardo Rio, o concelho de Braga registava, na segunda-feira, 175 casos de covid-19 por 100 mil habitantes. Actualmente, o concelho conta com cerca de 350 casos activos.

No penúltimo Conselho de Ministros, o Governo manteve a actual matriz de risco, mas decidiu passar a diferenciar os territórios de baixa densidade populacional, que só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco actualmente fixado.

Assim, os territórios de baixa densidade populacional só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco actualmente fixado, ou seja, em vez de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes passam para 240 casos por 100 mil habitantes.

Sugerir correcção
Comentar