Decisão do TC tem efeito retroactivo na redução do período experimental

Em causa estão trabalhadores à procura do primeiro emprego, que anteriormente tiveram contratos a prazo com outros empregadores, e que passam a ter um tempo de prova de 90 dias em vez de 180 dias. Quem estiver ainda no decurso do período experimental poderá ter uma redução.

Foto
Alterações ao Código do Trabalho foram alvo de um acordo na concertação social, processo liderado pelo então ministro do Trabalho, Vieira da Silva Daniel Rocha

O Tribunal Constitucional (TC) chumbou a aplicação do período experimental de 180 dias aos trabalhadores à procura do primeiro emprego que já tenham tido contratos a termo (durante pelos menos 90 dias) com outros empregadores. Como o tribunal não delimitou os efeitos da sua decisão, ela terá aplicação retroactiva, o que significa que alguns trabalhadores verão o seu tempo de prova reduzir-se ou ser interrompido e, nas situações em que tenham sido dispensados durante o período de experiência, poderão contestar a decisão em tribunal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar