Cinemas tiveram menos de 400 mil espectadores até Maio

Com o segundo confinamento a manter as salas encerradas durante três meses, o número de espectadores registou, entre Janeiro e Maio, uma quebra de 85% face ao mesmo período de 2020.

Foto
NFACTOS / FERNANDO VELUDO

Fortemente afectada pelo segundo confinamento, a exibição comercial de cinema em Portugal contou com apenas 386.518 espectadores entre Janeiro e Maio, uma quebra de 85% por comparação com os números de 2020, e as respectivas receitas de bilheteiras ficaram-se pelos 2,1 milhões de euros, anunciou o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Com as salas encerradas entre 15 de Janeiro e 18 de Abril, só em Maio o sector começou a recuperar, com 299.601 espectadores, que geraram 1,6 milhões de euros de receitas bilheteira.

Embora o primeiro confinamento geral também tenha atingido duramente a exibição de cinema, com as salas fechadas entre Março e Maio de 2020, os resultados de 2021 estão muito abaixo dos registados no ano ano passado. Entre Janeiro e Maio, as salas acolheram então 2,5  milhões de espectadores e realizaram 13,8 milhões de euros de receita bruta.

Este ano, até ao final de Maio, o filme mais visto pelos portugueses nos cinemas foi o premiado Nomadland – Sobreviver na América, de Chloé Zhao, com 51.229 espectadores, seguindo-se a animação Raya e o Último Dragão, de Don Hall e Carlos Estrada, com 37.644 espectadores.

O filme português mais visto até Maio, mas que já se tinha estreado em Outubro de 2020, foi Listen, de Ana Rocha de Sousa, com 1132 espectadores, seguido de Prazer, Camaradas!, de José Filipe Costa, com 793 espectadores.

As exibidoras, na generalidade, acusaram quebras acima dos 80%, tanto em receitas como em espectadores, com excepção da Medeia Filmes, que gere o cinema Nimas (Lisboa), e da Nitrato Filmes, que gere o cinema Trindade (Porto), cujas perdas se situaram entre os 30% e os 40% face ao período homólogo de 2020.

Sugerir correcção
Comentar