Ruído dos barcos no Tejo está a abafar o canto dos xarrocos para atrair as fêmeas

Os barulhos provenientes de barcos com motor fora de borda diminuem até 75% a distância de audição deste peixe. Ao não conseguirem ouvir os sons usados no acasalamento, a reprodução destes peixes pode ficar comprometida.

Foto
Um xarroco, também conhecido como peixe-sapo-lusitano Clara Amorim

A capacidade dos xarrocos de comunicar através do som e efectuar rituais de acasalamento está a ser drasticamente afectada pelos ruídos das embarcações no Tejo. Quatro investigadores portugueses concluíram agora que o barulho produzido por pequenos barcos com motor fora de borda diminui até 75% o intervalo de distância de audição destes peixes. Devido a estes ruídos, os xarrocos deixam de se conseguir ouvir uns aos outros e não conseguem coordenar entre eles os sons que emitem para atrair as fêmeas – o que pode ser um problema na sua reprodução.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários