Europeus desconfiam das alianças históricas e agora preferem “parcerias estratégicas”

Sondagem realizada em 12 países da UE mostra desencantamento europeu em relação aos EUA e Reino Unido e aumento da rivalidade com a Turquia. European Council on Foreign Relations destaca impacto da Administração Trump e “Brexit” na mudança de percepções.

Foto
Saída do Reino Unido da UE teve efeitos na avaliação que os europeus fazem da relação entre os dois blocos Oivier Hoslet/Pool via REUTERS

Uma sondagem realizada em 12 Estados-membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal e Suécia) para o think tank European Council on Foreign Relations (ECFR) mostra que os europeus estão cada vez mais convictos de que o bloco comunitário deve estabelecer parcerias estratégicas com outros países, mais do que formar alianças. Isto aplica-se inclusivamente aos aliados históricos da Europa, como o Reino Unido ou os Estados Unidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários