Tem uma ideia para a praça do Martim Moniz? Já pode desenhá-la

Munícipes podem enviar os seus contributos à Câmara de Lisboa até 21 de Junho. Entre as mil propostas que o município recebeu na primeira fase do processo participativo, as ideias mais repetidas estão relacionadas com um “jardim”, com cultura e com segurança.

Foto
Filipa Fernandez/Arquivo

Na primeira fase da participação pública para definir o que há-de ser o futuro da praça do Martim Moniz, a população falou e avançou com algumas ideias que gostaria de ver ali concretizadas: um jardim, um espaço com mais cultura e segurança. Agora, quem tiver ideias sobre como imaginam o futuro da nova praça poderá apresentá-las à Câmara de Lisboa até 21 de Junho.

Na segunda-feira iniciou-se uma nova fase deste processo participativo, que parte precisamente dos contributos obtidos na primeira fase da participação pública e dos objectivos da intervenção traçados a partir daí. Os munícipes podem agora desenhar o novo futuro da praça. Mas também apresentar fotografias ou imagens “que exemplifiquem a forma como concretizariam essa transformação da praça”, refere a autarquia, em comunicado.

“Com base nas prioridades, expectativas e preocupações já transmitidas por todas as pessoas que quiseram dar voz às suas ideias na primeira fase, poderão agora ser pensadas diferentes soluções de transformação para a mesma Praça. É isso que pretendemos nesta fase, recolher os contributos e perceber que soluções espaciais é que os cidadãos imaginam para o local”, refere o vereador do Planeamento, Urbanismo, Relação com o Munícipe e Participação, Ricardo Veludo, citado nesse comunicado.

A primeira fase deste processo de participação recebeu mais de mil contributos, via inquérito online e em reuniões de focus group. Segundo a autarquia, no topo das preocupações manifestadas pelos cidadãos participantes está a requalificação da praça para a tornar numa zona verde (jardim e/ou zonas ajardinadas), a instalação de equipamentos colectivos (como quiosques/esplanadas, parque infantil e equipamentos desportivos), uma maior ligação à cultura e multiculturalidade, a melhoria da mobilidade (mais precisamente circulação rodoviária e acesso pedonal), assim como um reforço da segurança e higiene urbana. É este programa preliminar (que pode ser consultado aqui) que quem quiser participar deve consulta antes de desenvolver e submeter a sua proposta.

Concluída esta nova fase de participação pública, a Câmara de Lisboa irá definir um programa base para o concurso público internacional do projecto para a Praça Martim Moniz, reunindo assim todos os contributos recolhidos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários