Carlão, Dino D’Santiago, Clã e Capicua entre os músicos com mais nomeações aos prémios Play

Os vencedores da terceira edição dos Prémios da Música Portuguesa serão conhecidos a 8 de Julho, numa cerimónia marcada para o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, que será exibida em directo pela RTP.

Foto
Filomena Cautela num ensaio da cerimónia de entrega de galardões da edição de 2020 dos prémios Play Ricardo Lopes

Carlão, Dino D'Santiago, Capicua e os Clã então entre os artistas nomeados em várias categorias na terceira edição dos Play –​ Prémios da Música Portuguesa, cujos vencedores serão conhecidos a 8 de Julho. Os nomeados foram anunciados esta terça-feira em conferência de imprensa no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, espaço que voltará a acolher também a cerimónia de entrega dos galardões.

Para o prémio de Melhor Álbum estão nomeados Dino D'Santiago, com Kriola, Capicua, com Madrepérola, Bispo, com Mais Antigo, e os Clã, com Véspera. A banda de Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves disputa ainda o prémio de Melhor Grupo com os HMB, Os Quatro e Meia e os Wet Bed Gang; Dino D'Santiago compete também pelo prémio de Melhor Artista Masculino, com Carlão, Samuel Úria e Sérgio Godinho; e Capicua pelo prémio de Melhor Artista Feminina, com Bárbara Tinoco, Carolina Deslandes e Mariza.

Os nomes de Dino D'Santiago e de Carlão voltam a surgir nas categorias de Melhor Videoclipe e de Canção do Ano, com os temas Kriolu, com Julinho KSD, e Assobia para o lado, respectivamente. Além disso, A noite, a canção de Stereossauro na qual Carlão participa juntamente com Mariza Liz, também está nomeada nestas duas categorias.

Na corrida ao prémio de Melhor Videoclipe entra ainda +351 (Call me), de Nenny, e à Canção do Ano concorrem Sei lá, de Bárbara Tinoco, Louco, de Piruka com Bluay, e Tribunal, de ProfJam e benji price.

Para o prémio Artista Revelação estão nomeados Chico da Tina, Cláudia Pascoal, Pedro Mafama e Cyro.

Para o prémio Lusofonia foram nomeados Te gusta, de MC Kevinho, É tudo pra ontem, de Emicida com Gilberto Gil, Nzambi, do projecto Esperança (que junta Paulo Flores e Prodígio), e Inesquecível, de Giulia Be e Luan Santana.

O prémio de Melhor Álbum de Fado será disputado por Do Coração, de Sara Correia, Mariza Canta Amália, de Mariza, Amália por Cuca Roseta, de Cuca Roseta, e Buba Espinho, de Buba Espinho.

Pelo prémio de Melhor Álbum de Jazz competem Dianho, de André Fernandes, Dice of Tenors, de César Cardoso, Portrait, de João Barradas, e Evidentualmente, dos NoA.

Ao prémio de Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita competem Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets, dos Cupertinos, Il Mondo della Luna de Pedro António Avondano, de Os Músicos do Tejo, Luís de Freitas Branco – Sonatas, de Vasco Dantas, Isabel Vaz e Tomás Costa, e Joly Braga Santos –​ Complete Chamber Music III, de Olga Prats, Leonor Braga Santos, Irene Lima, Luís Pacheco Cunha, António Saiote e outros.

No dia 8 de Julho, serão ainda atribuídos os prémios Crítica, cujo vencedor é escolhido por um grupo de dez jornalistas, e Carreira, com a escolha do galardoado a ser feita pelas direcções da Audiogest e da GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, que promovem os prémios Play em parceria com a RTP e a Vodafone.

Nesta edição, e pela primeira vez, os nomeados foram escolhidos pela Academia Play, à qual caberá também eleger os vencedores. A academia reúne cerca de 300 profissionais do sector, dois terços dos quais são produtores musicais, agentes, managers, artistas, técnicos de som, iluminação, vídeo e backline, promotores de festivais e grandes eventos musicais, e também programadores de auditórios, sendo o restante terço constituído por profissionais de rádio, televisão, imprensa e digital, actores, apresentadores e outros membros da sociedade civil, e ainda representantes dos patrocinadores dos prémios.

A cerimónia de entrega dos Play, com apresentação de Filomena Cautela, será exibida em directo na RTP1, a partir das 21h do dia 8 de Julho.

Sugerir correcção
Comentar