Há um eclipse do Sol no Dia de Portugal

Em território português este eclipse será visível como um eclipse parcial, ou seja, a Lua tapará parcialmente o Sol.

Foto
Animação mostra a evolução do eclipse em Lisboa OAL

Esta quinta-feira (Dia de Portugal) vai ocorrer um eclipse anular do Sol. Contudo, em todo o território português será um eclipse parcial, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Um eclipse anular acontece quando a Lua cobre o centro do Sol, mas fica visível um anel da estrela. “A sombra da Lua sobre a Terra, ou seja, a região onde o eclipse é anular, vai percorrer uma trajectória do Nordeste da América do Norte ao Nordeste da Ásia, atravessando a Gronelândia e oceano Árctico”, descreve o OAL, indicando que a duração máxima da anularidade é de três minutos e 48 segundos. Este eclipse será visível do Nordeste da América do Norte, passando pela Europa até ao Norte da Ásia e oceano Atlântico Norte.

A NAsa vai acompanhar o evento em directo. 

Contudo, em todo o território português este eclipse será apenas visível como eclipse parcial, em que a Lua tapa parcialmente o Sol. Na maioria do país, o eclipse parcial será mesmo “pouco perceptível”, pois “as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no Continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira”.

Este fenómeno começará no Porto às 9h48 e terminará às 11h33; em Coimbra iniciar-se-á às 9h48 e prologar-se-á até às 11h28; em Lisboa o início será às 9h47 e o final às 11h21; já em Faro começa às 9h51 e termina às 11h10. Na Madeira o início será às 9h33 e o final às 10h54. Nas diferentes ilhas dos Açores começará por volta das 8h23 e finalizar-se-á entre as 10h17 e as 10h23 (dependendo da ilha).

O OAL também pede cuidados na observação do Sol: “Seja cuidadoso, certifique-se de que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar o Sol e informe, ajude, quem não sabe.”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários