Cannes vai ter um “blockbuster planetário”: Velocidade Furiosa 9

Thierry Frémaux, o delegado-geral, tinha mencionado numa entrevista que havia uma grande surpresa ainda por desvendar no festival que decorre de 6 a 17 de Julho. Agora sabe-se que é o filme de Justin Lin.

Foto
Sung Kang e Vin Diesel em Velocidade Furiosa 9, de Justin Lin, que vai rumar a Cannes Universal

Em Maio, em entrevista à revista Variety, Thierry Frémaux, o delegado-geral do Festival de Cannes, dizia que havia um “blockbuster planetário” surpresa planeado para a edição deste ano do importante festival de cinema francês. Esta segunda-feira, a mesma Variety avança que o tal filme é Velocidade Furiosa 9, que marca o regresso de Justin Lin à saga homónima, depois de ter realizado o terceiro, o quarto, o quinto e o sexto capítulos.

Chegou a especular-se que a surpresa em causa poderia ser Duna, o filme de Denis Villeneuve, que terá estreia em Veneza, ou o novo West Side Story de Steven Spielberg, mas afinal tratava-se do mais recente tomo da saga automobilística iniciada em 2001.

Velocidade Furiosa 9 tem estreia marcada para Portugal a 24 de Junho e para os Estados Unidos no dia a seguir, ou seja, antes desta 74.ª edição do festival, que decorre entre 6 e 17 de Julho. Em Velocidade Furiosa 9, John Cena junta-se, como vilão, a Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson ou Ludacris, bem como a Charlize Theron, Kurt Russell ou Helen Mirren. À saga regressa Sung Kang, cuja personagem morreu no terceiro capítulo, mas que integrou os dois filmes seguintes, até ao sexto.

Segundo a Variety, o elenco não se deslocará a Cannes, ao contrário do que costuma acontecer noutras estreias do festival. Este ano, Cannes contará, na competição, com os novos filmes de Leos Carax, Julia Ducournau, Apichatpong Weerasethakul, Paul Verhoeven, Bruno Dumont, Nanni Moretti, François Ozon, Asghar Farhadi, Wes Anderson, Jacques Audiard ou Mia Hansen-Løve, estreando ainda novas obras de Hong Sang-soo, Andrea Arnold ou Arnaud Desplechin.