Segunda, na TV: histórias de sobreviventes, pioneiros e exploradores

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
O canal História estreia Sobreviventes do Holocausto Canal História

CINEMA

Pendular
TVCine Edition, 18h40
Um jovem casal instala-se num grande pavilhão industrial abandonado. Uma fita laranja colada ao chão separa o espaço em duas partes iguais: à direita, um ateliê de escultura; à esquerda, um espaço de ensaio de dança. Pendular, de Julia Murat, acontece neste ambiente, onde arte, performance e intimidade se misturam, e onde os personagens perdem aos poucos a capacidade de distinguir entre os seus projectos artísticos, o passado de cada um e a sua relação amorosa.

Evereste
Cinemundo, 19h10
Com realização de Baltasar Kormákur, segundo um argumento de William Nicholson e Simon Beaufoy, um filme dramático baseado em acontecimentos reais. Conta a história do alpinista Rob Hall e da sua equipa, levados ao extremo das suas forças e capacidade de sobrevivência a partir do momento em que uma tempestade se abate sobre eles, no mais alto pico da Terra. Jason Clarke, Josh Brolin, John Hawkes, Robin Wright, Michael Kelly, Sam Worthington, Keira Knightley, Emily Watson e Jake Gyllenhaal dão vida às personagens.

Horizonte Profundo - Desastre no Golfo
Fox Movies, 19h36
Em Abril de 2010, uma plataforma petrolífera ao largo da costa do Louisiana (EUA) explodiu inesperadamente. Onze pessoas morreram e uma gigantesca maré negra espalhou-se pelo golfo do México. Neste filme de Peter Berg, nomeado para dois Óscares, Mark Wahlberg é Mike Williams, um engenheiro que ali trabalha há anos e que está prestes a viver o mais trágico dos dias.

Zama
RTP2, 00h29
Final do século XVIII. Don Diego de Zama (Daniel Giménez Cacho) é um oficial da coroa espanhola enviado para Assunção (Paraguai), para cobrir um posto fronteiriço. Os anos vão passando e ele sem realizar o seu maior objectivo: ser transferido novamente para Buenos Aires (Argentina), onde espera poder regressar para a família. Farto de esperar, junta-se a um grupo de homens cuja missão é capturar um criminoso. Lucrecia Martel realiza este premiado filme com argumento baseado no romance homónimo escrito, em 1956, por Antonio di Benedetto.

DOCUMENTÁRIOS

Expedition Deep Ocean
Discovery, 20h
Estreia. Em jeito de aperitivo para o Dia Mundial dos Oceanos, assinalado amanhã, e abrindo caminho a todo um mês dedicado ao tema, o canal estreia hoje esta viagem a bordo do Tritão, um submarino construído para uma missão pioneira. Liderada pelo norte-americano Victor Vescovo, uma equipa de cientistas e exploradores mergulha nas profundezas dos cinco oceanos, descobrindo novas espécies e trazendo à tona outras revelações.

Sobreviventes do Holocausto
História, 22h15
Estreia. Rose tinha dez anos quando começou a II Guerra Mundial – e o seu pior pesadelo. Está prestes a saber mais do que aconteceu aos pais. Maxwell tinha nove e ainda pensa num bebé que salvou em 1943. Helen tinha sete e continua a tentar saber do irmão. Estes sobreviventes do Holocausto e a sua busca por respostas são os protagonistas de uma série documental que conta também com contributos de historiadores, genealogistas e outros especialistas.

SÉRIES

Assassinatos em…
Fox Crime, 22h
Estreia. À semelhança de Crimes Perfeitos, esta produção antológica francesa tem a forma de capítulos independentes, cada um deles passado numa localização diferente e com os seus próprios crimes, mistérios, cenários e actores. Para acompanhar à segunda-feira.

Bulletproof
AXN, 22h
Começa a segunda temporada da série que conjuga acção, crime e humor enquanto segue uma dupla de agentes da polícia londrina com feitios e origens distintos: Pike, um homem de família que quer honrar a reputação do pai, e Bishop, criado entre casas de acolhimento e a “escola” das ruas. Os papéis são interpretados, respectivamente, por Ashley Walters e Noel Clarke, que também são co-criadores e guionistas.

CULINÁRIA

Lorraine Pascale: Como Cozinhar Melhor
24Kitchen, 16h
Estreia. Lorraine Pascale, ex-modelo inglesa tornada chef televisiva e autora de best-sellers sobre culinária, é a anfitriã deste programa. Parte em socorro de cozinheiros em apuros, para lhes ensinar técnicas e truques práticos, seja um construtor a braços com um menu mediterrânico ou uma mãe de três filhos em dificuldades. Nos próximos dias, há mais dicas de Lorraine: Fornadas Fáceis, Simplesmente Caseiro e Rápido, Fácil e Fresco chegam ao canal, respectivamente, nos dias 10, 15 e 17 de Junho, sempre a partir das 16h, com episódios duplos, para saborear de segunda a sexta.

Foto
Lorraine Pascale em Como Cozinhar Melhor DR
Sugerir correcção
Comentar