Harry e Meghan anunciam o nascimento da filha, Lilibet Diana

O parto aconteceu na Califórnia. Mãe e bebé estão bem de saúde.

impar,familia-real-britanica,inglaterra,monarquia,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
O primeiro filho do casal, Archie, nasceu em Maio de 2019 LUSA/TOBY MELVILLE / POOL
Harry e Meghan
Fotogaleria
Harry e Meghan com Oprah REUTERS/HARPO PRODUCTIONS
impar,familia-real-britanica,inglaterra,monarquia,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
Reuters/Missan Hariman
impar,familia-real-britanica,inglaterra,monarquia,isabel-ii,reino-unido,
Fotogaleria
Os duques vivem nos EUA há cerca de um ano Reuters/POOL New

O príncipe Harry e Meghan Markle anunciaram, este domingo, o nascimento do segundo filho, uma menina. A BBC avança que a criança será baptizada com o nome Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, adoptando o nome da mãe de Harry, que morreu num acidente de viação em 1997, à semelhança da prima Charlotte, que tem entre os seus nomes do meio o da falecida avó. Já o primeiro nome é uma homenagem à rainha Isabel II, cuja alcunha no seio da família real é precisamente Lilibet

“No dia 4 de Junho, fomos abençoados com a chegada da nossa filha, Lili. Ela é mais do que nós podíamos ter imaginado e estamos gratos pelo amor e orações que sentimos vindas de todo o globo. Obrigado pela vossa simpatia contínua e apoio durante esta época especial para a nossa família”, escrevem os duques em comunicado.

A bebé nasceu na sexta-feira, 4 de Junho, às 11h40 locais (18h40 em Portugal Continental), com aproximadamente 3,5 quilos. Em comunicado, o casal adiantou que a mãe e a criança estão bem de saúde. O parto ocorreu num hospital de Santa Bárbara, na Califórnia.

Lilibet é o membro mais recente da família dos duques, juntando-se a Archie, o primeiro filho do casal, nascido em Maio de 2019, e ocupa agora a oitava posição na linha de sucessão ao trono, antes do príncipe André. A notícia já foi comentada pelo Palácio de Buckingham: "A rainha, o príncipe de Gales e a duquesa da Cornualha e o duque e a duquesa de Cambridge estão encantados com a notícia”.

O nascimento da menina ocorre após uma entrevista de Harry e Meghan a Oprah Winfrey, transmitida em Março, na qual o casal fez polémicas afirmações sobre a posição da família real sobre a cor da pele do seu primeiro filho, sobre o facto de terem perdido a protecção real e as intensas pressões que terão levado Meghan a pensar em suicídio.

Harry e a actriz americana Meghan Markle casaram-se no Castelo de Windsor, em Maio de 2018, e o seu filho Archie nasceu precisamente um ano depois.

No início de 2020, Meghan e Harry anunciaram a intenção de deixarem de trabalhar a tempo inteiro para a coroa e de residirem entre a América do Norte e o Reino Unido. Porém, os seus desejos acabaram por ser contrariados, com a rainha a não permitir uma dedicação em part-time. A cisão definitiva deu-se em Fevereiro deste ano, quando o casal informou a monarca de não ter intenção de voltar a actuar como membro activo da família real.


Notícia actualizada com reacção do Palácio de Buckingham

Sugerir correcção
Ler 5 comentários