Pessoas com mais de 45 anos já podem fazer agendamento da vacina contra a covid-19

As primeiras vagas disponíveis para esta faixa etária são a partir do dia 14 de Junho.

Foto
Reuters/CIRO DE LUCA

As pessoas com mais de 45 anos já podem fazer a marcação, através da internet, da vacinação contra a covid, anunciou a task force da vacinação. A informação de que o auto agendamento estaria disponível durante a tarde desta sexta-feira já tinha sido confirmado ao PÚBLICO por fonte da task force da vacinação durante a manhã. A vacinação desta faixa etária começa a 14 de Junho.

“Tendo em conta o bom ritmo a que tem decorrido a vacinação contra a Covid19, informa-se que já se encontra disponível, a possibilidade de auto agendamento para idades iguais ou superiores a 45 anos”, informou a task force em mensagem.

Durante a manhã desta sexta-feira, o site da covid-19, do Ministério da Saúde, anunciou a possibilidade de marcação da vacina para quem já tinha mais de 45 anos. Mas cerca de uma hora depois essa hipótese deixou de estar disponível.

A mesma fonte da task force explicou ao PÚBLICO que “não se tratou de um erro, mas de testes que estavam a ser feitos no sistema”, de forma a assegurar que o processo de abertura para os mais de 45 anos estará funcional durante esta tarde. O Governo já tinha anunciado que a vacinação das pessoas na faixa etárias dos 40 anos começaria a partir de 6 de Junho.

Durante aquele período, quando se entrava na página para o agendamento propriamente dita lia-se que só era possível agendar a vacina com 50 anos ou mais. Mas existia uma forma de entrar e marcar a vacinação para quem tinha idade inferior. Nessa primeira página tinha de se colocar uma data de nascimento aleatória, mas que indicasse uma idade igual ou superior a 50 anos. Assim que se passava essa fase, surgia uma segunda página onde já se falava de novo dos 45 anos. E aí era possível preencher os dados correctos com a data de nascimento, o cartão de utente e o número de telemóvel. Depois era só escolher o local e marcar.

Algumas pessoas entre os 45 e os 49 anos conseguiram fazer a marcação. Irão receber até um prazo de 72 horas um SMS a confirmar o agendamento, à semelhança do que já acontece para as idades superiores.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários