Jon Rahm defende título no Memorial Tournament´

Os melhores do mundo competem esta semana num Muirfield Village Golf Club totalmente renovado

Foto
Jon Rahm venceu o ano passado naquela que foi a sua quarta de cinco vitórias no PGA Tour © MT

Jon Rahm inicia hoje a defesa do título no Memorial Tournament, a 36.º prova temporada no PGA Tour, que, como desde a sua primeira edição, em 1976, se joga no Muirfield Village Golf Club, em Dublin, Ohio, cujo campo se apresenta totalmente renovado pelo seu anfitrião, o histórico Jack Nicklaus. 

Na terceira posição do ranking mundial, o espanhol é um dos sete jogadores no top-10 do ranking mundial em competição esta semana, a par de Justin Thomas (n.º 2), Bryson DeChambeau (n.º 4), Xander Schauffele (n.º 5), Colin Morikawa (n.º 6), Rory McIlroy (n.º 8) e Patrick Reed (n.º 9). Os únicos ausentes são Dustin Johnson (n.º 1), Brooks Koepka (n.º 7) e Tyrrel Hatton (n.º 10). 

Do top-25 mundial, há apenas sete ausentes, o que diz bem da força do field naquele que é um dos três torneios de estatuto elevado do PGA Tour, a par do Genesis Invitational (Rivieira Country Club, Los Angeles) e do Arnold Palmer Invitational (Bay Hill Club & Lodge, Orlando, Florida). O prize-money é mais elevado do que os torneios regulares, ascende aos 9, 3 milhões de dólares ($1,67 milhões para o vencedor), e ao primeiro classificado estão reservados 550 pontos para a corrida da FedEx Cup e não os habituais 500. O campeão recebe também uma isenção de três anos no PGA Tour e não de dois como é habitual. 

Muirfield Village foi alvo de uma renovação extensiva em todo do campo, desde os tees aos fairways, passando pelos bunkers e pelos greens. Além de toda relva ter sido replantada, sete greens mudaram de posição e todos, excepto seis, viram ser alterados os seus contornos de forma bastante significativa, em alguns casos tornando as respectivas linhas mais suaves. Foram acrescentados novos tees para profissionais nos buracos, 3, 5, 6, e 7, já depois de o mesmo ter sido feito nos 8, 11 e 15 antes da edição de 2020. 

Jack Nicklaus, 73 vitórias no PGA Tour, 18 delas em majors (recorde), diz que o objectivo não é tornar o campo mais difícil, mas mais justo, embora os jogadores tenham sido unânimes em referir que está mais exigente. 

“Gostei muito das mudanças”, disse Jon Rahm. “Sei que Jack está sempre a tentar tornar as coisas mais desafiantes para nós – e definitivamente conseguiu. Sinto que os que já conhecem o campo podem tirar vantagem disso, mas ao mesmo tempo, com todos greens refeitos, todos partem da mesma linha da base. Pelo menos, por causa dos greens, já que muitos do novos tees não alteram em muito a estratégia.” 

Jon Rahm joga as duas primeiras voltas num grupo com os norte-americano Colin Morikawa e Xander Schauffele, sendo os restantes featured groups os seguintes: 

Justin Thomas/Patrick Reed/ Hideki Matuysama

Patrick Cantlay (campeão em 2019)/Bryson DeChambeau (campeão em 2018)/Jordan Spieth 

Rory McIlroy/Viktor Hovland/Adam Scott 

O Memorial Tournament terá transmissão em directo no Eurosport 2 entre quinta-feira e domingo, sempre a partir das 20h.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar