Auriol Dongmo e Cátia Azevedo batem recordes nacionais

Lançadora acrescentou 10 centímetros à marca que já lhe pertencia no peso. Velocista melhorou a marca de há duas semanas.

Foto
LUSA/Leszek Szymanski

Já começa a tornar-se um hábito: Auriol Dongmo bateu nesta quinta-feira o recorde nacional do lançamento do peso feminino, ao vencer a prova no meeting espanhol de Huelva, com o registo de 19,75 metros. Depois de ter fixado uma melhor marca na especialidade por sete vezes no período de um ano, a lançadora do Sporting voltou a desafiar os limites.

Em Espanha, a luso-camaronesa  bateu por nada menos do que 10 centímetros o anterior recorde, estabelecido por ela própria a 29 de Janeiro, no meeting de pista coberta de Karlsruhe, na Alemanha. Mas esta marca não lhe valeu a penas a actualização do recorde nacional - Auriol Dongmo assumiu também a liderança mundial do ano no peso. 

De resto, houve mais boas notícias para Portugal num concurso em que  Eliana Pereira (Benfica) foi segunda classificada, com 17,34m, e Francislaine Serra (Sporting) foi quarta, com 16,15m. A júnior Débora Quaresma (Sporting) conseguiu um recorde pessoal, com 14,76m, marca de qualificação para o Mundial de sub20.

No mesmo meeting, em Huelva, houve outra atleta portuguesa com motivos para sorrir. Cátia Azevedo correu os 400 metros em 50,59 segundos, bateu também o recorde nacional da distância e ainda conseguiu a marca de qualificação para Jogos Olímpicos Tóquio2020.

A atleta do Sporting, de 27 anos, concluiu a final da competição na segunda posição, somente atrás da dominicana Marileidy Paulino (49,99 segundos). Desta forma, Cátia Azevedo superou a marca de qualificação para os Jogos, fixada em 51,35 segundos, duas semanas depois de ter estabelecido o anterior recorde nacional, com o registo de 51,61 segundos, também em Espanha, em Andujar, no dia 22 de Maio.

A atleta, natural de Oliveira de Azeméis, aumenta para 12 os representantes no atletismo, sendo a primeira velocista lusa qualificada para os próximos Jogos Olímpicos.

No lançamento do disco, não houve recordes, mas Liliana Cá venceu mesmo o concurso feminino, com um arremesso a 63,71 metros, enquanto Irina Rodrigues ficou no segundo lugar, com 62,65 metros. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários