Nesta casa, o Tejo é o artista, e pinta a subida do nível das águas

A Casa de Água quer abrir a discussão sobre as alterações climáticas e a forma como já estão a mudar os lugares onde habitamos. Fica em exposição na galeria Antecâmara, em Lisboa, até 30 de Junho.

Foto
Olho de boi/Tiago Casanova

Ao entrar na galeria Antecâmara, na rua de Cabo Verde, em Lisboa, o ambiente sonoro dá-nos a sensação de um mergulho no mar. No centro da sala, existe uma pequena casa que convida à entrada, construída com chapas metálicas já enferrujadas. Avançamos para o interior, um espaço apertado, quase claustrofóbico, e o som do oceano é abafado por vozes humanas, barulhos familiares, do quotidiano de todas as casas.

Foto
Casa de Água em exposição na galeria Antecâmara, em Lisboa. OLHO DE BOI/TIAGO CASANOVA

As paredes de metal desta Casa de Água estiveram suspensas em vários lugares no cais de Olho de Boi, em Almada, e a diferentes profundidades. “Aí, sujeitas às oscilações das marés”, foram “desenhadas pelo próprio Tejo, cujas águas oxidam o metal”, explicam, em comunicado, os responsáveis pela exposição, Rui Soares Costa, Pedro Campos Costa e João Galante.

“Esta poética da acção do Tejo, o rio como artista, quer tornar visível, alertar e discutir a subida do nível das águas do mar”, uma consequência das alterações climáticas. Idealmente, estas peças regressarão, daqui a vários anos, talvez décadas, exactamente aos mesmos locais onde foram mergulhadas pelo artista Rui Soares Costa, e tornar-se-ão marcadores para assinalar a subida do nível das águas.

Foto
Suspensão das chapas metálicas no Tejo. OLHO DE BOI/TIAGO CASANOVA
Foto
Suspensão das chapas metálicas no Tejo. OLHO DE BOI/TIAGO CASANOVA

A Casa de Água ficará, até ser de novo mergulhada no Tejo, em constante transformação e degradação, sempre diferente, ainda que o processo seja lento e quase imperceptível.

“Geralmente, gostamos de coisas que não estejam a ser destruídas, que não estejam a morrer, não estejam caóticas. Que exista ordem. Aqui, não. Aqui temos de lidar com o caos, algo que não controlamos, muito mais forte do que nós”, explica o arquitecto Pedro Campos Costa, em entrevista ao P3. “Aqui, o artista é a natureza e há uma esperança de que possamos trabalhar com ela, em vez de a tentarmos domar.”

Esta exposição é a primeira da trilogia Três casas para a humanidade, acolhida pela galeria Antecâmara. À Casa de Água, seguir-se-á a Casa de Tempo e a Casa de Ar. A Casa de Tempo será feita de açúcar, efémera, e rapidamente consumida. A Casa de Ar não existirá fisicamente, terá apenas um formato digital. A proposta é abrir a discussão sobre os lugares onde habitamos e a sua transformação.

Há pessoas que vão ter de sair do sítio onde vivem. Lisboa vai começar a sentir isto, mais cedo ou mais tarde. É preciso planear a cidade, há uma responsabilidade técnica e política no planeamento para a subida do nível das águas”, diz Pedro Campos Costa. “Este é um desafio actual da humanidade, não é do futuro, é de hoje, agora.”

Foi para tentar responder a estes desafios que se uniram três amigos, de três disciplinas, a partir de uma proposta de Rui Soares Costa. Rui trabalhou as peças metálicas, Pedro construiu a casa e João produziu o “som hipnotizante” que a habita. “Interessam-me trabalhos colaborativos, é isso que alimenta a minha própria disciplina. A riqueza é a pluralidade de perspectivas”, defende o arquitecto.

A exposição é gratuita e fica até 30 de Junho na galeria Antecâmara, em Lisboa. Para que vá além de um público-alvo que se pode tornar um nicho, estão a ser pensadas sessões e workshops didácticos para os alunos das escolas na freguesia de Arroios.

“Não é com esta casa que vamos resolver o problema da subida das águas, mas gostávamos que, a partir dela, as pessoas falassem sobre o tema”, conclui Pedro Campos Costa, curador do projecto Antecâmara.

Sugerir correcção
Comentar