educação para os media

Concurso Nacional de Jornais Escolares. Envio de materiais entre 1 de junho e 10 de julho

Mais de 150 publicações inscritas. Júri atribui um total de oito prémios. Vencedores são anunciados em outubro.

educacao-media,publico-escola,
Foto
effe.news

Chegou o mês de junho e com ele a abertura do prazo para o envio de jornais escolares inscritos no concurso nacional promovido pelo PÚBLICO, através do projeto PÚBLICO na Escola. Escolas e agrupamentos têm até ao dia 10 de julho para remeter as edições, digitais ou em papel, nas condições indicadas no regulamento do concurso. 

Em causa estão, este ano, oito prémios, no valor total de 8000 euros (ver caixa). Envolvimento dos alunos no jornal, ligação à atualidade e à comunidade, criatividade, diversidade de géneros jornalísticos, qualidade e adequação da linguagem e design gráfico são critérios tidos em conta pelo júri, na sua apreciação.

Inscreveram-se nesta edição do Concurso Nacional de Jornais Escolares mais de 150 publicações, de todo o país e de outros continentes — número que corresponde a um aumento próximo dos 40 por cento em relação a 2019-20.

Programa no Ao Vivo do PÚBLICO

Os jornais escolares ganharam recentemente um novo palco: um programa do PÚBLICO na Escola no Ao Vivo, a plataforma de transmissão de vídeo em direto do PÚBLICO. De quinze em quinze dias, Põe a Tua Escola no Mapa convida alunos, professores e encarregados de educação para uma conversa em torno do jornal escolar no qual estão envolvidos. O programa é emitido à terça-feira, às 15h00. As emissões ficam depois disponíveis também no site do PÚBLICO na Escola

Nestes primeiros meses, a palavra está a ser dada aos vencedores da edição anterior do Concurso Nacional de Jornais Escolares. Horta das Notícias, de Évora, na estreia; em maio, ponto & vírgula, da Marinha Grande, e Outra Presença, de Bragança; Mar da Palha, de Almada, na primeira terça-feira de junho.

O PÚBLICO na Escola é um projeto de educação para os media do jornal PÚBLICO, em parceria com o Ministério da Educação e com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo (através do EDULOG).