Roland Garros: Osaka desiste na sequência do polémico boicote à imprensa

A tenista de 23 anos desistiu esta segunda-feira de Roland Garros, depois de ter sido multada em 15 mil dólares no domingo por boicotar as conferências de imprensa em nome da saúde mental.

Foto
Naomi Osaka foi multada no domingo por faltar às conferências de imprensa e acabou por desistir de Roland Garros esta segunda-feira Reuters/CHRISTIAN HARTMANN

A tenista japonesa Naomi Osaka, número dois mundial, desistiu esta segunda-feira de Roland Garros na sequência de polémica gerada pela sua decisão de boicotar as conferências de imprensa do major francês, para alertar para o tema da saúde mental.

“Esta é uma situação que nunca imaginei, nem procurei quando ‘postei’ [o comunicado] no outro dia. Penso que agora o melhor para o torneio, para os outros jogadores e para o meu bem-estar é retirar-me para que todos possam voltar a concentrar-se no ténis que está a ser jogado em Paris”, defendeu Osaka numa publicação na sua conta na rede social Twitter.

A número dois mundial, vencedora de quatro títulos do Grand Slam, salientou que nunca quis “ser uma distracção” e reconheceu que o timing da sua mensagem, que “poderia ter sido mais clara”, não foi o “ideal”.

“A verdade é que sofri longas crises depressivas desde o Open dos Estados Unidos de 2018 [que ganhou] e tenho bastante dificuldade em lidar com isso”, reconheceu, detalhando que, ainda antes do início do major parisiense, já se sentia “vulnerável e ansiosa”, pelo que decidiu evitar a imprensa.

Osaka, de 23 anos, contou ainda que escreveu “em privado” à organização de Roland Garros para desculpar-se.

“Vou afastar-me temporariamente dos courts, mas, quando o momento chegar, quero trabalhar com o circuito para debater os meios para melhorar as coisas para os jogadores, a imprensa e os fãs”, referiu.

Naomi Osaka tinha anunciado na quarta-feira, no Twitter, que não participaria nas conferências de imprensa em Roland Garros, justificando a sua decisão com o facto de os atletas serem muitas vezes questionados com perguntas que os fazem duvidar de si próprios.

“Não me vou sujeitar a pessoas que duvidam de mim. Já vi muitas vezes atletas irem-se abaixo, após uma conferência de imprensa a seguir a uma derrota. Penso que isso é como pontapear alguém que já está no chão, e não entendo a razão disso”, sustentou a bicampeã do Open da Austrália (2021 e 2019) e do Open dos Estados Unidos (2020 e 2018).

No domingo, a número dois mundial foi multada em 15 mil dólares (cerca de 12 mil euros) por não comparecer à conferência de imprensa após o triunfo sobre a romena Patrícia Maria Tig, por 6-4 e 7-6 (7-4), na primeira ronda do torneio parisiense, com a organização a “ameaçá-la” de exclusão em caso de reincidência.

“Advertimos Naomi Osaka que, caso continue a recusar as suas obrigações mediáticas neste torneio, arrisca sanções mais duras, entre as quais a exclusão do torneio”, avisou então a organização, num comunicado subscrito também pelos directores dos outros três Grand Slam (Open da Austrália, Wimbledon e Open dos Estados Unidos).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários