A duas semanas da Copa América, organização passa da Argentina para o Brasil

Crescimento do número de casos de covid-19 esteve na base da decisão. CONMEBOL convenceu as autoridades brasileiras.

Foto
La Bombonera, o estádio do Boca Juniors, em Buenos Aires Stringer/Reuters

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) anunciou no domingo que decidiu suspender a organização da Copa América na Argentina, devido à pandemia de covid-19 no país, e que estava à procura de uma nova sede. Ao início da tarde desta segunda-feira, o organismo anunciou que o Brasil foi a solução encontrada para resolver o probema.

A duas semanas do início da 47.ª edição da Copa América, a CONMEBOL explicou “que, dadas as actuais circunstâncias, foi decidido suspender a organização da Copa América na Argentina”, de acordo com uma mensagem divulgada na rede social Twitter.

No domingo, a ministra da Saúde argentina, Carla Vizzotti, tinha já admitido que a realização da Copa América no país não estava “100% definida”.

Na quarta-feira, o Governo argentino apresentou à CONMEBOL “os rígidos” protocolos de saúde para a realização da Copa América nym país que desde Abril tem observado um aumento no número de casos de covid-19.

Inicialmente, a maior competição entre selecções sul-americanas devia ser coorganizada pela Argentina e pela Colômbia, mas os colombianos deixaram de ser sede do torneio, depois de terem pedido um adiamento, devido à crise e tensão social existente no país.

Na semana passada, o Presidente argentino, Alberto Fernández, tinha afirmado que o país estava pronto para receber a competição, na sequência da decisão de retirar a Colômbia da organização.

Com esta mudança de 180 graus, a CONMEBOL adiantou, ao início do dia, estar a analisar “as propostas de outros países que manifestaram interesse em receber o torneio continental”, previsto para o período de 13 de Junho a 10 de Julho, e que um novo anfitrião seria anunciado “em breve”.

A solução encontrada foi o Brasil, depois de um contacto com o Governo, que mostrou abertura para acolher a prova praticamente em cima do joelho. “O Brasil receberá a Copa América 2021. O melhor futebol do mundo levará alegria e paixão a milhões de sul-americanos. A CONMEBOL agradece ao presidente Jair Bolsonaro, assim como à Confederação Brasileira de Futebol”, escreveu o organismo, no Twitter.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários